SINTUFEJUF e FASUBRA realizam doação de 1178 aventais de TNT para HU/UFJF

Como parte da campanha de solidariedade promovida pela Fasubra e as entidades de base, o Sintufejuf realizou na tarde de hoje, 25 de junho, a entrega de 1178 aventais para o hospital universitário de Juiz de Fora (UH/UFJF). A campanha tem como objetivo suprir a demanda dos trabalhadores durante a pandemia do novo coronavírus (COVID-19), uma vez que o Estado não está cumprindo com este papel, comprometendo a vida de muitos profissionais da saúde.

Segundo o coordenador de finanças do Sintufejuf, Luiz Tegedor, a federação propôs a reversão de uma mensalidade para essa ação de doação de Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) para o Hospital Universitário da UFJF. “O sindicato complementou um montante aproximadamente igual. Espero que a Federação possa fazer novas rodadas” afirma Luiz.

Os equipamentos foram recebidos pela Chefe da Unidade de Abastecimento de Produtos à Saúde Taiana Nascimento de Abreu e a Engenheira de Segurança do Trabalho Débora Cardoso Bhering de Menezes, que agradeceram ao Sindicato pela doação dos EPIs ao HU UFJF e elogiaram a qualidade dos aventais, que segundo Débora, são adequados para a proteção dos trabalhadores. “Zelamos pela proteção dos nossos colaboradores e esta doação será essencial durante este cenário de pandemia que estamos passando” diz Taiana.

De acordo com a coordenadora da Fasubra Naara Aragão, a campanha surgiu a partir da demanda da base durante as reuniões com a entidade. Segundo ela, as compras podem  ser de máscaras, capotes, aventais, entre outros equipamentos importantes conforme a localidade, para a proteção dos TAEs que estão atuando na linha de frente no combate à pandemia. “Cada entidade vê o material, manda o orçamento e a empresa, e a Fasubra faz o pagamento”, explica. Todo o material é certificado pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). Conforme Naara, a logística da campanha é construída a partir das discussões no grupo de whatsapp composto por representantes das entidades de base, para informações e acompanhamento dos pedidos. O grupo é formado por pessoas que a entidade encaminha por e-mail para a fasubra.

Para o diretor de Esporte e Lazer dos Sintufejuf, Paulo Vitor Cota, esta campanha é algo que toda a sociedade civil deveria abraçar. “Nosso sindicato diante de toda situação em que vivemos tomou a decisão naturalmente certa de, na medida do possível, atender determinada demanda do Hospital Universitário. Acho que isso consolida também o espírito de união entre a federação e os sindicatos em todos os núcleos” afirma. Segundo ele, a demanda em Juiz de Fora foi definida pela Comissão de EPI, que diante dos números do estoque e das compras que estavam por vir, percebeu que o emergencial no hospital universitário era avental.

Segundo o superintendente da Ebserh, Dimas Araújo de Carvalho, a ação do sindicato de fazer uma doação de EPIs para o HU-UFJF é de extrema importância pois vai de encontro à política institucional de dar maior segurança aos trabalhadores, pacientes, acompanhantes e residentes nesta pandemia. “A disponibilidade de equipamentos de proteção em quantidade e qualidade adequadas é um desafio pois a escassez destes itens é uma realidade! Assim em nome de toda a equipe do hospital agradeço imensamente esta iniciativa do sindicato que contribuiu de forma importante para que nossa instituição continue de forma segura um cuidado de qualidade para os usuários do Sistema Único de Saúde”, afirma.

Luiz Tegedor destaca outras ações de solidariedade que estão sendo promovidas com o apoio do sindicato, como a “Campanha distribui doações para mulheres e famílias em situação de vulnerabilidade social” em parceria com o Fórum  8M (confira aqui) e o projeto “apoie uma família”, desenvolvido pelo Comitê de Combate à Covid-19 do IF Sudeste MG (confira aqui). Para ele, é importante  promover a solidariedade na categoria e na classe trabalhadora como um todo. Além das citadas, Luiz lembra que a UFJF também está promovendo uma campanha para a aquisição de EPIs para o HU (confira aqui). “Como a necessidade desses itens é contínua, precisamos divulgar que elas estão ativas, recebendo doações. A importância é mesmo indicar para as pessoas que queiram e possam ajudar que façam suas doações para essas ações de solidariedade”, afirma.

SINTUFEJUF

SINTUFEJUF