TAEs do IF Sudeste também aprova adesão à greve geral no dia 14 de junho

11/06/2019

No Dia 14 de junho, as trabalhadoras e trabalhadores técnico-administrativos em educação do IF Sudeste MG (campus Juiz de Fora e reitoria) irão parar as atividades em adesão à Greve Geral CONTRA A PEC 06/19 – Reforma da Previdência e em defesa da Educação Pública. A paralisação foi aprovada por unanimidade em assembleia geral da categoria na tarde desta segunda-feira, 10 de junho. A mobilização foi convocada pelas centrais sindicais e movimentos sociais em todo o Brasil. Em Juiz de Fora, a Frente em Defesa da Previdência Pública irá realizar mais um grande ato, com concentração às 9h, no Parque Halfeld. De acordo com o coordenador de organização e política sindical do SINTUFEJUF Igor Coelho, o objetivo é repetir a Greve Geral de 2017, que teve grande adesão em todo o país. Igor lembrou que na data a mobilização conseguiu parar a linha de produção em várias fábricas, tendo adesão também dos rodoviários, que somente voltaram a circular após as 16h.

Durante a assembleia foram discutidos o corte de 35% no orçamento do IF Sudeste. O então representante dos TAEs no Sintufejuf, Thiago Melo, relatou a reunião com o diretor geral do campus Juiz de Fora que ocorreu no dia 04 de junho, em que foi apresentada a planilha com os impactos do corte e as ações da administração para tentar reduzir esses impactos (confira AQUI a matéria).

Diante destes cortes, a categoria encaminhou que seja realizado um levantamento nas unidades do instituto, para construir um documento trazendo os impactos para a realidade do campus e da reitoria mostrando o que está de fato sendo afetado com o contingenciamento. Além disso, as trabalhadoras e trabalhadores deliberaram pela união entre os três segmentos do instituto (TAEs, docentes e alunos) para discutir em conjunto as estratégias para amenizar estes impactos.

Outra proposta é apresentar para a sociedade os projetos desenvolvidos pela comunidade do IF Sudeste, seguindo o mesmo modelo do UFJF na praça, para demonstrar o valor e a importância do instituto na formação das pessoas.

No quarto ponto de pauta, a assembleia escolheu novos representantes dos TAEs do campus Juiz de Fora para o IF Sudeste. Atualmente o campus é representado por Gabriela Santos Leite, Vinícius José Pilate e Thiago Souza Melo, no entanto, o objetivo é a realização de um rodízio, para que todos tenham a oportunidade de aproximação com o sindicato. Desta forma, se candidataram a TAE Daniele Fabre Ribeiro e o TAE Welson de Avelar Soares Filhos, ambos referendados pela assembleia.

Na UFJF a adesão às mobilizações também foi aprovada em assembleia geral da categoria realizada no dia 28 de maio em Juiz de Fora, e 10 de junho em Governador Valadares.

Notícias mais lidas