TAES do IF Sudeste MG escolhem delegada para Plenária da Fasubra

13/11/2019

Trabalhadoras e trabalhadores técnico-administrativos em educação do IF Sudeste MG (campus Juiz de Fora e reitoria) se reuniram em assembleia na tarde de ontem, 12, para escolher a delegada para a Plenária Nacional da Frasubra, que acontece de 06 a 08 de dezembro, em Brasília. Na ocasião, o técnico-administrativo Sandro Teófilo destacou sua experiência nas plenárias que participou do SINASEFE e mais recentemente, da Fasubra. Para ele é o momento de dialogar com pessoas de outras instituições, sendo um espaço de trocas e aprendizagem, e também de deliberações nacionais. Após as explanações, a técnica-administrativa Daniele Fabre Ribeiro se candidatou para representar a categoria no evento. Segunda ela, é fundamental representar o instituto e marcar presença na atividade, diante das dificuldades no atual cenário político. O técnico administrativo Paulo Alves dos Santos se candidatou enquanto suplente. Com apenas uma abstenção, Daniele e Paulo foram eleitos pela categoria.

O SINTUFEJUF tem direito a outras 4 representações, duas eleitas em assembleia de TAEs da UFJF em Juiz de Fora (veja a matéria), uma eleita em Governador Valadares (Isadora Camargos como titular e Alessandra Guimarães como suplente), e a quarta, Maria Angela Costa, indicada pela direção do sindicato.

Reforma administrativa

Após a escolha de delegado, a categoria discutiu a proposta de Reforma Administrativa, que, de acordo com o coordenador geral do SINTUFEJUF, Flávio Sereno, propõe alterar a concepção de Estado Brasileiro. O coordenador analisou junto a categoria uma publicação da Frente Parlamentar Mista em Defesa do Serviço Público, que embasou o debate sobre o tema.

GT combate a violência

Ao final da assembleia, a categoria discutiu a demanda por reuniões setoriais, como já ocorre na UFJF, além da necessidade de ações de combate à violência dentro da instituição, entre elas, o assédio moral. Desta forma, foi sugerido que o sindicato elabore uma agenda de reuniões com grupos de trabalhadores de cada setor, para tratar de assuntos pontuais. Além disso, foi proposta a criação de um Grupo de Trabalho sobre combate à violência.

Notícias mais lidas