TAEs da UFJF deflagram greve sanitária a partir de quinta, 15

13/07/2021

As trabalhadoras e trabalhadores técnico-administrativos em educação da UFJF (Juiz de Fora e Governador Valadares) aprovaram com apenas uma abstenção e nenhum voto contrário a adesão à greve sanitária orientada pela FASUBRA após aprovação em plenária nacional no último mês.

A deliberação ocorreu em assembleia geral na manhã desta terça-feira, 13, por videoconferência.

Na ocasião, a categoria compreendeu que, em defesa da vida e por condições sanitárias de trabalho, neste momento serão suspensos os trabalhos presenciais dos serviços não essenciais. A decisão foi tomada após tentativa de diálogo com a administração superior pedindo a suspensão do semestre suplementar até que todos estejam devidamente imunizados.

O SINTUFEJUF abriu dois canais de comunicação para recebimento de denúncias de descumprimentos dos protocolos de biossegurança contra a Covid-19 e para checar os pré-requisitos previstos para o retorno presencial nas unidades acadêmicas da UFJF envolvidas no semestre suplementar. Ambos os canais já receberam diversas informações de não realização do previsto.

A greve sanitária aprovada tem como pauta a suspensão imediata do Semestre Suplementar e da tramitação da minuta do Ensino Híbrido, até o cumprimento da janela de imunização de todas(as) as(os) trabalhadoras(es), ou seja, período necessário após a segunda dose para que o organismo desenvolva os anticorpos em uma quantidade suficiente para combater o vírus.

Também fazem parte da pauta a testagem regular e a garantia de fornecimento de EPIs para todas(os) que estão em trabalho presencial e/ou semipresencial.

Ao final da assembleia, foi instalado o Comando de Greve, que terá a primeira reunião na quinta-feira, às 17h por videoconferência.

Confira o ofício encaminhado à reitoria e à direção de Governador Valadares

Canal de denúncias de descumprimentos dos protocolos de biossegurança contra a Covid-19

Levantamento das condições de trabalho e biossegurança em relação à COVID-19

Notícias mais lidas