Entidades e conselhos das Instituições Federais de Ensino debatem programa Future-se, anunciado pelo MEC

01/08/2019

O programa Future-se está sendo pauta exclusiva nas reuniões do Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (Conif) que acontecem ontem e hoje (31 de julho 1 ° de agosto). Anunciado pelo Ministério da Educação MEC, no último dia 17 de julho, o programa altera o modelo de financiamento e gestão da educação superior, além de representar o desmonte das carreiras dos trabalhadores do serviço público federal. O “Future-se” também foi discutido nos dias  25 e 26 de julho em Vitória (ES), durante a 176ª Reunião ordinária do Conselho Pleno da Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior (Andifes), resultando na publicação da “Carta de Vitória” (Confira AQUI a matéria do Sintufejuf sobre a carta).

O SINTUFEJUF abriu o debate sobre o tema, no dia 30 de julho, durante a assembleia das trabalhadoras e trabalhadores técnico-administrativos em educação da UFJF em Juiz de Fora e Governador Valadares. A categoria do IF Sudeste também iniciou o debate em assembleia realizada ontem, 31. Durante as falas houve consenso de que o princípio da autonomia universitária, bem como o financiamento público da entidade são agredidos pelo “Future-se”, descaracterizando assim a essência da educação pública brasileira.

Desta forma, as três assembleias encaminharam que sejam realizados novos debates sobre o programa. No dia 08 de agosto, o SINTUFEJUF, APES e DCE receberão a comunidade acadêmica da UFJF em Juiz de Fora e Governador Valadares, durante o evento “Abertura de semestre”. Com o tema “Teremos futuro?” as entidades irão dialogar a respeito do destino das instituições federais de ensino, às 9h, no anfiteatro da Faculdade de Serviço Social, campus de Juiz de Fora, e às 17h na quadra do RU Centro, em Governador Valadares. O evento também acontecerá no IF Sudeste MG, em parceria com o Grêmio Estudantil Técnico Secundarista (GETS) e com o Sindicato dos Servidores Federais da Educação (SINASEFE), às 13h, no anfiteatro do Bloco A (campus Juiz de Fora).

Confira AQUI a nota publicada pelo Conif

Notícias mais lidas