Volta do GT do HU acontece amanhã

07/11/2023

Acontece amanhã (8), às 14h, pela plataforma do Google Meet, a primeira reunião do Grupo de Trabalho (GT) do Hospital Universitário (Hu) da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF).

De acordo com a coordenadora de saúde do SINTUFEJUF, Andrea Ramos, a reativação do GT HU é  de extrema importância  para que a categoria possa sinalizar ao sindicato seus anseios, expectativas e discutir problemas vivenciados dentro das duas unidades da  instituição, além de lutar contra a retirada de direitos, assédios, abuso de autoridade, exclusão, dentre outros.  “O GT, na minha compreensão, tem a finalidade de abarcar todas as questões trabalhistas no ambiente onde estamos inseridos. Isso é muito importante, pois objetiva envolver o trabalhador nos diversos cenários,proporcionando a todos a oportunidade de reconhecimento e a compreensão de todo o  sistema. Convido a todos os trabalhadores e trabalhadoras a participarem dessa discussão”.

Além disso, a coordenadora destaca que o HU é um importante centro de formação humana e tecnológica na área da saúde, tendo seu alicerce baseado no modelo de pesquisa e extensão e apresentando um corpo de excelência profissional. Por isso é necessário um modelo de maior participação do HU (diferente do que acontece hoje na gestão da EBSERH) e manter: “a autonomia  e isonomia universitária para com todos trabalhadores e dentro dos hospitais . Queremos laborar num ambiente respeitoso e amistoso, desejamos um hospital de ensino, manter a alcunha de ‘Hospital  Escola’,  e não um hospital com  inclinação e foco somente assistencial. Desejamos  mais  acesso aos estagiários, pois entendemos a importância em participar e colaborar na formação de cada um deles. Somos profissionais comprometidos com  a educação, saúde e bem estar geral. Somos  funcionários  da UFJF e desejamos ser tratados e respeitados como tal”.

Conforme a coordenadora geral do SINTUFEJUF, Maria Angela Costa, o Grupo de Trabalho é fundamental para discutir o papel do ensino, da pesquisa e da extensão nos HU’s e avançar em políticas que visam à valorização da categoria, salário digno, aprimoramento de carreira, a necessidade de adequação de espaços de descanso e conforto necessário das trabalhadoras e dos trabalhadores, cuidar de quem cuida da gente. Defender a importância dos hospitais universitários para o Sistema Único de Saúde (SUS). Vale destacar que desde a implementação do modelo de gestão da Ebserh, a precarização dos serviços públicos foi acentuada, com o desmonte dos atendimentos prestados à comunidade, além dos prejuízos à autonomia universitária e a interferência no tripé ensino, pesquisa e extensão, afetado pela organização do cotidiano dentro do hospital, que subordina à definição de prioridades realizada autocraticamente pela Ebserh.

Portanto, o GT pretende além de discutir os problemas enfrentados pela categoria, lutar contra a privatização e a mercantilização da saúde pública e em defesa da manutenção de conquistas históricas da categoria e cobrar da gestão eleita na Consulta Pública o compromisso com a pauta da categoria.

Participe do GT!

O link da reunião será enviado no dia.

Notícias mais lidas