Vacinação Drive Thru na UFJF é encerrada por falta de doses

30/03/2020

Devido à limitação no número de vacinas contra a influenza, o posto de vacinação da UFJF será fechado. O motivo é o desabastecimento das doses fornecidas pela Secretaria de Saúde (SS) da Prefeitura de Juiz de Fora (PJF) contra influenza em parte do postos de imunização do Município. O sistema drive thru, funcionou até o último sábado, 28, e desde o dia 23 imunizou 6.782 pessoas. Somente no sábado foram 1.251 pessoas vacinadas.

A interrupção do serviço realizado na UFJF, em parceria com a SS não irá atingir a vacinação no sistema tradicional, mantido no município pela Prefeitura.

Na última semana forma imunizados idosos de 80 anos ou mais, a partir de hoje, 30, até o dia 03 de abril, serão atendidas as pessoas entre 70 e 79 anos; por fim, entre os dias 6 e 15 de abril, será a vez da população com idade entre 60 e 69 anos. A Secretaria de Saúde (SS) do município orienta os idosos a utilizarem máscara durante a saída de casa para o procedimento.

Conforme reunião com o superintendente do Hospital Universitário, Dr. Dimas Araújo de Carvalho, para os servidores que estão na linha de frente da assistência aos pacientes, novas doses serão oferecidas até o início da próxima semana, uma vez que os mesmos ainda não foram imunizados. Os demais trabalhadores, incluindo aqueles que exercem atividade remota e prestam trabalhos assistenciais, também deverão ser imunizados, a partir do fornecimento de mais vacinas.

A aplicação acontece de segunda a sexta-feira, nas unidades básicas de Saúde (UBSs), das 8h às 10h30 e das 13h às 16h30; no Departamento de Saúde do Idoso (Rua Batista de Oliveira 943, no Centro), das 8h às 16h30; e no Pam Marechal, das 8h às 16h30.

A vacina ofertada é a trivalente, que protege contra os três subtipos do influenza: H1N1, H3N2 e B. A dose é contraindicada para pessoas com histórico de reação grave anterior ou alergia grave a ovo de galinha. Ela não imuniza contra a Covid-19, doença causada pelo novo coronavírus, entretanto, tem como objetivo auxiliar os profissionais de saúde a descartarem o Influenza na triagem de casos da doença.

Notícias mais lidas