Último GT Antirracista do ano acontece amanhã, às 14h

13/12/2023

O SINTUFEJUF convida a todas e todos para participar, amanhã (14), às 14h, a participarem na sede administrativa do sindicato do último GT Antirracista do ano. A reunião tem como principais pautas a discussão da extensão das políticas de cotas no âmbito federal e o debate acerca da política de heteroidentificação nas bancas da Universidade Federal de Juiz de Fora. O último encontro do GT ocorreu no dia 30 de novembro.

GT de novembro

Durante a roda de conversa organizada pelo SINTUFEJUF em celebração ao Dia da Consciência Negra, a coordenadora geral do sindicato, Maria Ângela Ferreira Costa, destacou as atividades realizadas no Fórum pela Promoção da Igualdade Racial (FOPPIR), evento de articulação voltado para a inserção social das etnias, sobretudo, a etnia negra, que busca formar pessoas para o exercício da cidadania em sua plenitude. Em sua fala, também foi ressaltada a importância histórica do SINTUFEJUF na formação e crescimento do Fórum. 

“É uma forma de fortalecer o povo negro através das conversas. Saímos de lá empoderados. Lá participam desde crianças a pessoas centenárias. Essa politização é fundamental para construirmos uma sociedade antirracista, igualitária racialmente, em Minas Gerais”. 

A coordenadora Isabel Nascimento complementa: “Acho esse momento muito importante. Hoje em dia temos direito de voz na sociedade. Mas só temos esse direito se procurarmos os grupos corretos para podermos ter direito à fala, do contrário não temos. O GT traz esse empoderamento para gente. Espero que essas discussões sejam levadas sempre à frente”.

Durante a roda de conversa também foi discutida a necessidade da branquitude se racializar e participar da luta antirracista. A primeira atitude para pessoas brancas na construção de uma sociedade antirracista é se reconhecer como parte do problema para, assim, poder  identificar e desconstruir o racismo no cotidiano, em pequenas e grandes atitudes.

A coordenadora Luana Lombardi, reforça: “se entender como branco opressor, que cometeu e comete várias situações de racismo para ter consciência, para a partir disso ir para a reparação. Mas somente isso não basta. É importante ir além da reparação. Usar privilégio em função da luta”.

O que é o Foppir 

O Fórum pela Promoção da Igualdade Racial – FOPPIR é um evento de articulação voltado para a inserção social das etnias, sobretudo, a etnia negra, buscando formar pessoas para o exercício da cidadania em sua plenitude. A partir do despertar da consciência crítica e da luta organizada, propõe formulação e implementação de políticas públicas, voltadas, principalmente para a promoção da igualdade racial.

O FOPPIR nasceu em 2004, fruto da parceria entre o Fórum de Igualdade Racial de Ouro Preto, Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Barbacena, Instituto Universo Cidadão de Viçosa e Movimento Fé e Política da Arquidiocese de Mariana. Atualmente, congrega mais de vinte entidades que atuam na promoção da igualdade racial, além de envolver grupos de discussões em mais de cinquenta municípios de Minas Gerais.

Desde sua constituição, o FOPPIR vem se tornando um evento referência em Minas Gerais na luta pela igualdade racial. Reúne diversas entidades, grupos e movimentos sociais, tornando-se um espaço para discussões, debates e proposições acerca de políticas voltadas para a promoção de igualdade racial em diversas áreas: saúde, educação, cultura, juventude, mulher, comunidades quilombolas, economia solidária, controle social, etc., e em todos os níveis e esferas de poder.

O próximo Foppir ocorre em Barbacena e irá discutir saúde mental para a população negra

Fomene

O Fórum Mineiro de Entidades Negras (Fomene) é referência na discussão de igualdade racial de Minas Gerais. Tem como principal objetivo fortalecer a autoestima dos participantes a fim que desenvolvam uma consciência de afirmação de raças, compreendendo as diferenças como princípio da igualdade solidária e discutindo análises conjunturais do Brasil e de Minas Gerais. 

GT SINTUFEJUF

O último GT Antirracista de 2023 acontece nesta quinta-feira (14), às 14h, na sede administrativa do sindicato. A reunião tem como principais pautas a discussão da extensão das políticas de cotas no âmbito federal e o debate acerca da política de heteroidentificação nas bancas da Universidade Federal de Juiz de Fora.

Notícias mais lidas