UFJF/GV comemora 10 anos de existência

08/11/2022

Teve início nesta segunda-feira, 7, a programação de eventos em comemoração aos dez anos do campus avançado de Governador Valadares da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF-GV). O evento de abertura prestou homenagens à comunidade acadêmica da UFJF-GV e contou com discursos do Diretor do campus avançado, Angelo Denadai, representantes do Sindicato dos Técnicos Administrativos em Educação (SINTUFEJUF) e da Associação dos Professores do (APES) em Governador Valadares.

A coordenadora do SINTUFEJUF, Isadora Camargos Pacheco, destacou em sua fala a importância dos TAEs para a criação da UFJF-GV e momentos históricos da categoria no campus avançado. Em seu discurso, ela ressaltou a importância do pensamento de um dos povos originários da região, os Krenak, para aprender com o Rio Doce. “ com o Rio Doce aprendemos a resistir, a trabalhar arduamente todos os dias para superar os diferentes problemas impostos a nós, e aprendemos a sonhar com um mundo mais justo, igualitário e, verdadeiramente, democrático, que só será possível através da disseminação e trocas de conhecimentos produzidos pelas e nas Universidades públicas brasileiras”, destacou.

Além disso, ações como a produção de mais de 1400 litros de álcool em gel para serem distribuídos à comunidade indígena Krenak e Maxakali, além de entidades dedicadas a reduzir a exposição de jovens a situações de violência e criminalidade no bairro Turmalina, onde atua o projeto de extensão “Ação Cidadania, Juventude e Comunidade”; o trabalho das TAEs Vanessa Cristina Bittencourt e Ana Maria Moreira Santos, do departamento de Farmácia do Instituto de Ciências da Vida, que criaram e possibilitaram que a UFJF-GV obtivesse uma patente por uma formulação que permite o controle do mosquito aedes aegypti; o esforço dos TAEs para minimizar os efeitos do desastre ambiental e social causado pelo rompimento das barragens de Fundão e Santarém, no subdistrito de Bento Rodrigues, em Mariana; e o papel pioneiro dos primeiros TAEs que vieram ao campus avançado em 2012, ajudando a construir a UFJF-GV, foram fatores ressaltados na fala de Isadora.

“Sempre em movimento, assim como a UFJF-GV, nós, TAES, estaremos aqui para ajudar a construir uma Universidade Pública com cada vez mais qualidade, em maior diálogo com a sociedade, cada vez mais democrática! Viva a Universidade Pública! Viva a UFJF-GV!”, sintetiza a representante do SINTUFEJUF ao final de seu discurso. 

Clique AQUI e confira o discurso na íntegra.

Notícias mais lidas