UFJF abre inscrições para Proquali com número de bolsas inferior ao último ano

02/02/2021

Estarão abertas a partir desta quarta-feira, 03, as inscrições para o Programa de Apoio à Qualificação da UFJF (PROQUALI), com o total de 159 bolsas distribuídas entre graduação (10), pós-graduação lato sensu (5), mestrado ou doutorado (144), além do cadastro de reserva. A totalidade é inferior ao número de bolsista que havia na instituição em dezembro de 2020. De acordo com o coordenador de comunicação do SINTUFEJUF e membro da comissão gestora do Proquali, Márcio Sá Fortes, o motivo da redução é porque o Congresso Nacional ainda não aprovou o orçamento para o exercício de 2021. Deste modo, para contemplar o edital, de forma que as pessoas que recebem bolsas continuem recebendo, serão investidos R$1,8 milhão de restos a pagar do último ano.  

Segundo Márcio, o SINTUFEJUF tentará buscar a verba para contemplar o maior número de bolsistas no Conselho Superior (CONSU). A reunião dos conselheiros para discutir o custeio interno na universidade deverá ser agendada após a aprovação do orçamento no Congresso. “É uma disputa que não é fácil desse dinheiro, de um recurso que pode ou não ser investido no Proquali. Existem dezenas de destinações que tiveram verbas reduzidas e precisamos ver como será feita essa partilha quando estivermos no Consu, para reaver o que tínhamos no ano passado”. Em 2020 o edital dispunha de cerca de R$2,3 milhões, para 18 bolsas de graduação, 5 de pós-graduação lato sensu e 190 stricto sensu. Em dezembro o número de pessoas no programa já era menor, sendo 155 no stricto sensu. Márcio explica que, se nenhum desses contemplados já estiver defendido suas teses e deixado o programa, o edital não irá contemplar todos os beneficiados. 

As inscrições serão feitas através do sistema SIGA-3 até o dia 15 de fevereiro. Confira o edital: https://www2.ufjf.br/progepe/wp-content/uploads/sites/28/2021/01/SEI_UFJF-0257855-Edital-PROQUALI.pdf

Notícias mais lidas