Técnico-administrativos em greve na UFJF e IF Sudeste MG realizam ato de fechamento da reitoria em 10/6

07/06/2024

Na próxima segunda-feira, 10 de junho, às 5 horas da manhã, os técnico-administrativos em educação (TAEs) da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) e do Instituto Federal do Sudeste de Minas Gerais (IF SUDESTE MG) realizarão um ato de fechamento da reitoria da UFJF. A ação faz parte das atividades de greve iniciada pelos servidores no dia 11 de março e tem como objetivo pressionar as negociações com o governo federal.

A greve dos TAEs visa principalmente a recomposição salarial e a reestruturação do Plano de Carreira dos Cargos Técnico-Administrativos em Educação (PCCTAE), uma vez que a falta de reajustes adequados ao longo dos anos resultou em uma forte desvalorização salarial, afetando diretamente a qualidade do ensino e dos serviços oferecidos pelas instituições.

A data escolhida para o ato de fechamento da reitoria não é por acaso. No mesmo dia, o presidente Lula se reunirá com os reitores das universidades federais. A intenção dos TAEs é produzir imagens e informações que possam chegar ao presidente durante essa reunião, com o objetivo de pressionar as negociações.

Essa semana, o governo federal agendou com a Federação de Sindicatos de Trabalhadores Técnico-Administrativos em Instituições de Ensino Superior Públicas do Brasil (Fasubra) uma nova rodada de negociações, que acontecerá na próxima terça-feira, 11 de junho.
Além do fechamento da reitoria na próxima segunda-feira, como parte das ações de intensificação da greve, na manhã desta sexta-feira, 07 de junho, os TAEs realizaram uma vigília na reitoria da UFJF durante a reunião da comissão de acompanhamento das atividades do Hospital Universitário (HU), com a presença do presidente da Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (EBSERH).

E no dia 11 de junho, às 14h, será realizada uma assembleia de greve, quando os TAEs acompanharão em tempo real a 6ª reunião da Mesa Específica Temporária, que tratará da reestruturação das carreiras, uma das principais reivindicações da greve. O governo federal agendou essa reunião de negociação para a mesma data.

Notícias mais lidas