TAEs manifestam posição contrária ao “Future-se”

29/08/2019

 Na tarde de ontem, 28 de agosto, as trabalhadoras e trabalhadores técnico-administrativos em educação da Universidade Federal de Juiz de Fora aprovaram a rejeição ao projeto Future-se. A votação ocorreu durante assembleia geral da categoria e contou com apenas uma abstenção e nenhum voto favorável ao projeto.

O coordenador geral do Sintufejuf, Flávio Sereno relembrou as discussões promovida pelo sindicato desde o anúncio do programa pelo Ministério da Educação (MEC). Deste modo, o início do debate sobre o assunto aconteceu em assembleia geral da categoria no dia 30 de julho em Juiz de Fora e Governador Valadares. O IF Sudeste MG (campus Juiz de fora e reitoria) também avaliou o programa em assembleia no dia 31 de julho. A categoria das duas instituições deliberou pela construção de uma nota conjunta do SINTUFEJUF publicizando a primeira avaliação dos TAEs, de que o programa representa o desmonte das carreiras dos trabalhadores do serviço público federal, além de ser uma estratégia já conhecida que precede todo processo de privatização.

Posteriormente o programa também foi discutido, no dia 08 de agosto nos dois campi, durante o evento “Abertura de Semestre”. Com o tema “Temos Futuro?”, a atividade foi construída pelo SINTUFEJUF, APES e DCE, e também ocorreu no IF Sudeste MG (campus Juiz de Fora), em parceria com o Grêmio Estudantil Técnico Secundarista (GETS). Na última sexta-feira, 30 de agosto, foi a vez da administração da UFJF levar a discussão para a comunidade acadêmica.

Embasados pelos debates a categoria compreendeu que o Future-se põe risco à autonomia universitária, ao entregar a administração das instituições educacionais às organizações sociais, além de retirar do Estado a responsabilidade com o financiamento público da educação superior, descaracterizando assim a essência da educação pública brasileira.

O posicionamento da categoria será levado em reunião do Conselho Superior (Consu) que acontece na próxima quarta-feira, 04 de setembro. Na oportunidade, será formalizada a manifestação da universidade sobre o programa.

Notícias mais lidas