TAEs estão paralisados em todo o país nesta segunda-feira, 5 de maio, e nova paralisação já está marcada para o dia 12

05/05/2025

Os técnico-administrativos em educação (TAEs) de todo o país estão paralisados nesta segunda-feira, 5 de maio de 2025, conforme orientação da Plenária Nacional da FASUBRA. A mobilização acompanha a reunião marcada entre representantes da FASUBRA e o Ministério da Educação (MEC), que contará com a presença do secretário executivo do MEC, do secretário adjunto e de representantes da Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica (SETEC).

Na Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) e no Instituto Federal do Sudeste de Minas Gerais (IF Sudeste MG), os TAEs aprovaram por unanimidade, em assembleia geral realizada no dia 25 de março, a suspensão das atividades sempre que houver reuniões com o MEC ou com o Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI), como parte do calendário nacional de lutas.

A principal reivindicação da categoria é o cumprimento integral do acordo de greve firmado com o governo federal em 2024. Entre os pontos centrais estão a reestruturação da carreira, condições adequadas de trabalho, jornada de 30 horas, Reconhecimento de Saberes e Competências (RSC) para todos, reposicionamento dos aposentados e definição de regras de transição para aceleração de progressão.

Para o dia 12 de maio, uma nova paralisação nacional já está confirmada. A data marcará a instalação da Mesa Setorial do MEC, e, conforme deliberação da assembleia de março, os TAEs permanecerão em luta, com paralisação sempre que houver reuniões com o governo, como forma de manter a pressão por respostas concretas.

Na UFJF e no IF Sudeste MG, os TAEs aderiram à paralisação desta segunda-feira. Embora a Progepe tenha informado que não será possível o fechamento institucional do ponto — em razão do feriado e do recesso na semana anterior —, todos os servidores têm assegurado o direito de participar da paralisação. Diante da negativa da reitoria, a orientação é registrar no ponto a justificativa: “Paralisação Nacional pelo Cumprimento do Acordo de Greve – Atividade Sindical”.Já para o dia 12, o sindicato permanecerá cobrando o fechamento do ponto eletrônico.

A mobilização da categoria deve se intensificar nas próximas semanas. A FASUBRA estabeleceu o dia 31 de maio como prazo final para que o governo federal apresente os instrumentos necessários para efetivar os pontos pendentes do acordo. Entre as próximas ações, está prevista pela federação uma caravana a Brasília no dia 21 de maio, acompanhada de uma paralisação nacional de 48 horas nos dias 21 e 22.

Notícias mais lidas