TAES EM GV TAMBÉM APROVAM PARALISAÇÃO NO DIA 10 DE AGOSTO

06/08/2018

Trabalhadoras e trabalhadores técnico-administrativos em educação do campus avançado da UFJF em Governador Valadares, reunidos em assembleia na tarde de ontem, 02 de agosto, aprovaram a adesão à paralisação nacional no Dia Nacional de Lutas, 10 de agosto. A data, convocada pelas centrais sindicais, tem como objetivo avançar na luta em defesa da data base do serviço público, em defesa do emprego, da aposentadoria, contra a reforma trabalhista e previdenciária, a EC95, e o repúdio aos preços abusivos dos combustíveis. Além disso, a Federação de Sindicatos de Trabalhadores Técnico-administrativos em Instituições de Ensino Superior Públicas do Brasil (Fasubra), o Fórum Nacional dos Servidores Federais (FONASEFE) e o Fórum Nacional Permanente de Carreiras Típicas de Estado (FONACATE), irão intensificar a Campanha Salarial 2018. Em Juiz de Fora, a paralisação já havia sido aprovada em assembleia geral realizada no dia 30 de junho, tanto pelos TAEs da UFJF, quanto pelos do e IF Sudeste MG (campus juiz de fora e reitoria).

Outro assunto debatido na assembleia foi em relação ao ponto eletrônico. Na ocasião, foi informado que já o se encontra em fase de testes em três setores de Juiz de Fora (secretaria geral, gabinete e CGCO) desde o dia 01 de agosto, e a intenção é implantar o sistema nos dois campi, ainda esse ano. Isto porque, em Julho, a UFJF recebeu uma notificação de que o Ministério Público Federal havia entrado com uma ação civil pública estabelecendo o prazo de 90 dias para implantação de ponto biométrico ou instalação de câmeras para controle de ponto. Desta forma, a UFJF respondeu ao MPF que o sistema de ponto eletrônico já está em fase de teste, conforme aprovado pelo Conselho Superior da instituição.

Em relação a remuneração dos encargos de cursos e concursos da UFJF, a mesa informou que o Sintufejuf em Juiz de Fora remeteu a reitoria uma Carta Aberta, pedindo a suspensão da Portaria que alterou o valor das remunerações, bem como uma reunião para tratar do tema. Além disso, foi criado um Grupo de Trabalho na assembleia de Juiz de Fora para discutir uma contraproposta até o dia 06 de agosto, e caso algum TAE de Governador Valadares tenha interesse em participar, deve entrar em contato com o sindicato. Na data, o Sintufejuf terá uma reunião com a PROGEPE em Juiz de Fora, que será acompanhada pelas trabalhadoras técnico-administrativas de Governador Valadares Lívia Saço e Simone Mendonça, para tratar sobre a portaria da PROGEPE, a posição referente a abertura de inscrição para ministrar novos cursos este ano e do edital de remoção. Em reunião no dia 01 de agosto com a Reitoria, foi informado que a solicitação em relação ao edital de remoção já está em análise pela PROGEPE.

Sobre a Licitação para plano de saúde, o servidor Leonardo Alexandrino (membro da Comissão) explicou que a Unimed foi a vencedora do certame, e a partir de setembro já estará vigente o novo contrato, com validade de 03 anos. Haverá a opção por plano nacional ou estadual e, com ou sem coparticipação. Além disso, haverá aumento na mensalidade.

Entre os encaminhamentos da assembleia, foi aprovado o envio de Ofício do Sindicato, através da representante Alessandra Efrem, para a Comissão de Acessibilidade do Campus GV, quanto a necessidade de implantar meios que promovam a acessibilidade na sede administrativa

Notícias mais lidas