TAES DO IF SUDESTE MG DECIDEM APLICAÇÃO DE RECURSOS ORIUNDOS DO SINASEFE

07/02/2018

Trabalhadores técnico-administrativos em Educação (TAEs) do Campus Juiz de Fora do Instituto Federal do Sudeste de Minas Gerais (IF Sudeste MG) definiram a utilização dos recursos oriundos do encerramento da seção sindical do Sindicato Nacional dos Servidores Federais da Educação Básica, Profissional e Tecnológica (SINASEFE). Em assembleia realizada na tarde de ontem, 06 de fevereiro, ficou decido que a verba (cerca de R$17 mil) será investida na infraestrutura de uma sala, em conjunto com a Associação dos Professores do Ensino Superior (APES). O objetivo é que os trabalhadores possam ter um espaço para reuniões, atendimentos jurídicos, computadores, divulgação de convênios e demais atividades sindicais.
A cessão da sala está sendo pleiteada com a direção do IF Sudeste MG. No dia 05 de fevereiro, o Sintufejuf se reuniu com o diretor Sebastião Sérgio de Oliveira, para saber a viabilidade da proposta que seria apresentada na assembleia de ontem. Trata-se de um espaço que ainda não está construído, por isso, o diretor solicitou que uma nova reunião seja agendada dentro de um mês, com tempo hábil para analisar a proposta.
De acordo com o coordenador geral do Sintufejuf Flávio Sereno, esta consulta à categoria em assembleia é necessária, uma vez que se trata de uma verba oriunda de um sindicato para o outro. No entanto, após esse processo, os recursos relativos as mensalidades passarão a ser aplicados na política e estrutura do sindicato, que conta com departamento jurídico, comunicação, departamento financeiro, secretaria avançada, sede campestre, entre outros.
Outra proposta apresentada pelo sindicato é a utilização de parte da verba para custear as despesas com o envio de representantes dos TAEs do IF ao congresso da Federação dos Sindicatos de Trabalhadores Técnico-administrativos das Instituições de Ensino Públicas do Brasil (Fasubra), marcado para maio. No entanto, essa discussão será realizada mais adiante.

Informes da Assembleia

Antecipando a assembleia, às 11h30 da manhã de ontem, o Sintufejuf se reuniu com o reitor do IF Sudeste-MG Charles Okama. Segundo relato de Flávio Sereno na assembleia, foram abordados os temas da flexibilização da jornada de trabalho dos TAE’s da instituição e a recente reunião do Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (Conif) com o Ministério do Planejamento Desenvolvimento e Gestão (MPDG).

Notícias mais lidas