TAEs do Arquivo Central se inscrevem em Grupos de Trabalho e discutem propostas para elaboração do PDI/UFJF

Um grupo de trabalhadoras e trabalhadores técnico administrativos (TAEs) do Arquivo Central da UFJF está discutindo propostas para contribuir com a elaboração do Plano de Desenvolvimento Institucional da Universidade Federal de Juiz de Fora (PDI/UFJF 2022-2026). De acordo com a TAE, Marcelia Guimarães Paiva uma equipe de dez trabalhadores começou a discutir algumas ideias, entretanto, nem todos apresentarão propostas.

Segundo ela, são pensadas ações pertinentes aos grupos de trabalho (GTs) de Gestão, Cultura, Pesquisa, Governança, Processos e Pessoas. “Vou apresentar propostas aos GTs Cultura e Pesquisa. Decidimos fazer isso devido à importância para a vida da UFJF e ao desejo de usarmos a nossa experiência e conhecimento para planejar o futuro da instituição”, afirma.

As propostas estão relacionadas ao trabalho desenvolvido nos dois campi da UFJF (Juiz de Fora e Governador Valadares) e contemplam a comunidade acadêmica e os usuários externos. “Levam em consideração a necessidade da UFJF se desenvolver em direção à criação de uma sociedade mais justa, inclusiva, igualitária e democrática”, conta Marcelia.

Ainda conforme a TAE, a equipe considera a chegada do PDI uma ótima oportunidade de ir além da operação diária e exercer a capacidade coletiva de reflexão sobre o trabalho realizado no Arquivo Central e, mais extensamente, na UFJF, que  para ela, é uma agente fundamental de inserção e transformação social. “Cabem aos TAEs a imaginação, a ação política e a participação no PDI, da forma que for possível, para a construção da universidade pública brasileira”, completa.

O objetivo do PDI é nortear as ações institucionais e o planejamento da gestão da administração central, dos campi, das unidades acadêmicas, dos cursos de graduação e de pós-graduação, dos projetos, dos programas de extensão e de suas ações nos campos da cultura e da inovação. Trata-se de um documento que além de apresentar a forma como a universidade se percebe, de acordo com a sua missão, valores e princípios, ele aponta a direção para o futuro, quais serão as suas metas e como alcançá-las. 

A elaboração de propostas para os próximos cinco anos conta com 17 grupos de trabalho subdivididos em subgrupos temáticos, formados por professores, estudantes e técnicos administrativos em educação, que, assim como os trabalhadores do Arquivo Central, se cadastraram pelo SIGA para participar. As inscrições já se encerraram, mas outra forma de contribuir paralelamente, é responder o formulário eletrônico até 31 de agosto sobre a percepção da comunidade acadêmica da UFJF quanto ao contexto atual. Também serão realizadas reuniões e audiências públicas, que serão divulgadas previamente a toda a comunidade acadêmica.

SINTUFEJUF

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