TAEs decidem fortalecer a greve e cobrar da FASUBRA Ação Direta de Inconstitucionalidade contra a IN 54

19/04/2022

Na noite de ontem, 18, as trabalhadoras e trabalhadores técnico-administrativos em educação da UFJF e IF Sudeste MG decidiram fortalecer a greve, cobrar das entidades a deflagração nacional e solicitar à FASUBRA a entrada com Ação Direta de Inconstitucionalidade (ADIN) contra a IN 54 (mecanismo criado pelo governo que contrapõe ao direito de greve). A assembleia contou com mais de 170 participantes e todos os encaminhamentos foram aprovados sem nenhum voto contrário e apenas uma abstenção.

Durante a assembleia, o coordenador geral do SINTUFEJUF Flávio Sereno esclareceu a categoria que o suposto reajuste de 5% para os servidores públicos anunciado pela imprensa não é oficial, uma vez que não se trata de uma proposta do governo colocada em uma mesa de negociação para ser avaliada pelas entidades e sindicatos. “Dessa vez não houve proposta nem verbal e nem escrita, temos apenas falas e reportagens que presumem esse reajuste”, explica. Deste modo, não existe discussão sobre aceitar ou não o índice, uma vez que não é uma proposta. Segundo ele, o reajuste pedido pelas entidades que representam os servidores públicos federais é de 19,9% e reflete a inflação dos últimos 3 anos, sendo, portanto, os supostos 5% um índice muito distante. 

Vale ressaltar que esse suposto reajuste de 5% não é uma proposta do governo para as entidades e também não se trata de um projeto de lei, sendo apenas uma especulação da mídia. 

Como forma de fortalecimento da greve dentro do cenário local, a categoria deliberou pela programação de panfletagens e outras atividades nos espaços da UFJF e do IF SUDESTE MG com a temática da campanha salarial dos servidores públicos federais, greve e cortes nos orçamentos da educação federal. Além disso, foi aprovada a realização de diálogo sobre a greve no Fórum das Entidades da UFJF (SINTUFEJUF, DCE e APES) e no Fórum Intersindical do IF Sudeste MG (SINTUFEJUF, APES e SINASEFE), o agendamento de reuniões com os deputados federais com base na cidade de Juiz de Fora, e o diálogo com as representações estudantis sobre a greve dos TAE’s.

Já no cenário nacional, além da ADIN contra a IN54, a categoria deliberou por solicitar novamente à FASUBRA, a orientação de deflagração da greve nacional, com plenária para o início de maio.

Outros encaminhamentos envolvem a identificação  das pessoas que estão com dificuldade de retornar ao trabalho presencial por estarem na condição de cuidadores e pautar, na próxima assembleia, a situação de representantes no CONSU e no Conselho Gestor de Governador Valadares, que ocupam cargos de chefia.

Notícias mais lidas