TAES de Governador Valadares elegem amanhã seus representantes para o CONFASUBRA

12/04/2023

Nesta quinta-feira, 13, acontece no campus de Governador Valadares da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) a reunião para eleição dos representantes Técnicos Administrativos em Educação (TAE) para o CONFASUBRA. A eleição ocorre às 14h (primeira chamada) e às 14:30 (segunda chamada), na sala B 308 da Faculdade Pitágoras. Já no campus de Juiz de Fora a eleição acontece no dia 17, às 9h (primeira chamada) e às 9:30h (segunda chamada), no anfiteatro da reitoria.

A assembleia será apenas presencial, seguindo o formato estabelecido no Regimento do XXIV Confasubra! É muito importante a sua participação!

O Confasubra é o maior e mais importante evento da Federação de Sindicatos de Trabalhadores Técnico-administrativos em Instituições de Ensino Superior Públicas do Brasil (Fasubra), a qual o SINTUFEJUF é filiado.

Durante o congresso é realizada a eleição da nova Direção Nacional (DN) da Fasubra. É também elaborado o plano de luta dos TAEs para os próximos anos. Entre os objetivos do evento estão debater sobre temas sociais do país, com ênfase nas condições de vida, trabalho e salário dos TAEs, definir posições unitárias e formas de luta, contribuir na organização das trabalhadoras, trabalhadores, movimentos sociais e movimento sindical, além de atualizar, quando necessário, o Estatuto da Fasubra e eleger o Conselho Fiscal.

A DN da Fasubra e Conselho Fiscal possuem mandato de 3 anos. A DN é composta por 13 coordenações, sendo 27 membros titulares e 27 suplentes. A eleição dos membros ocorre através de inscrição de chapas e obedece o princípio da proporcionalidade. Simplificando, isso significa que as chapas que receberem mais votos elegerão mais diretoras e diretores.

Já o Conselho Fiscal possui 5 titulares e 5 suplentes e a escolha ocorre junto com eleição da DN.

A escolha da delegação ocorre em assembleias, e o número de delegadas e delegados de cada entidade dependerá da quantidade de pessoas presentes nas assembleias e do número total de filiadas e filiados que a entidade possui. A proporção da eleição é de 1 delegado a cada 10 presentes na Assembleia.

Podem votar TAEs da UFJF, ativos e aposentados, independente de filiação. Porém, é permitido apenas às sindicalizadas e sindicalizados se candidatarem delegadas e delegados. De acordo com o regimento da Fasubra, é necessário que a sindicalização tenha ocorrido até 16 de fevereiro de 2023, totalizando 90 dias antes do congresso.

Quanto mais pessoas na assembleia, mais sindicalizadas e sindicalizados poderão participar do Congresso, apresentando as demandas da categoria e escolhendo os membros da nova Direção Nacional da Fasubra.

Participe! Seu lugar também é na luta!

Confira o Regimento do Confasubra

Confira as teses do XXIV Confasubra

Confira o Estatuto da Fasubra

Notícias mais lidas