TAEs da UFJF, Marcélia Guimarães e Ivan Bilheiro participam de GT Carreira Nacional da Fasubra nesta quinta, 29

29/06/2023

Nesta quinta-feira, 29, os técnico-administrativos em Educação (TAEs) da UFJF Marcélia Guimarães e Ivan Bilheiro participam do GT Carreira Nacional convocado pela Fasubra. Eles foram eleitos, por unanimidade, em reunião do GT Carreira local, na última segunda-feira, 26, para representar a categoria da UFJF e IF Sudeste MG e defender as diretrizes e propostas construídas pelo grupo para o desenvolvimento e aprimoramento das políticas de carreira. 

Para Ivan, o debate nacional é importante uma vez que a lei 11.091, que dispõe sobre a estruturação do Plano de Carreira dos Cargos Técnico-Administrativos em Educação (PCCTAE), no âmbito das Instituições Federais de Ensino vinculadas ao Ministério da Educação já está alcançando quase duas décadas e, por isso, necessita ser reestruturada. “Embora ela reflita uma história de consolidação de algumas conquistas, pode e deve ser aprimorada para atualizar direitos, corresponder à realidade do mundo do trabalho em que nos inserimos e possibilitar uma melhor estrutura para o serviço público e para os trabalhadores”, explica.

Conforme Marcelia, ao longo dos anos, o perfil das trabalhadoras e trabalhadores técnico-administrativos em educação sofreu transformações no sentido de que eles estão mais escolarizados e mais interessados em sua qualificação e capacitação, embora o PCCTAE tenha sido uma importante conquista da categoria. Ela destaca ainda o atual cenário político, mais favorável a negociações, com um ganho em termos de salário e um reconhecimento da importância dos TAEs no desenvolvimento das universidades. “Esse encontro de situações, o perfil e o reconhecimento presente no PCCTAE, possibilita que possamos aceitar mais desafios no trabalho. É importante que os TAEs da UFJF estejam representados neste trabalho de atualização do PCCTAE porque temos uma preocupação com o desenvolvimento da carreira em seus vários aspectos: salário, capacitação, qualificação, envolvimento com a pesquisa e a extensão, concurso, condições de aposentadoria, terceirização, entre outros”, afirma.

Confira o relatório: https://sintufejuf.org.br/wp-content/uploads/2023/06/Documento-final-primeira-rodada-GT-local-de-carreira.pdf

Notícias mais lidas