TAEs da UFJF (Juiz de Fora e Governador Valadares) e do IF Sudeste MG (campus Juiz de Fora e reitoria) aprovam paralisação no dia 06 de agosto e Greve Nacional da Educação no dia 13

31/07/2019

Trabalhadoras e trabalhadores técnico-administrativos em educação da UFJF (campi Juiz de Fora e Governador Valadares) e do IF Sudeste MG (campus Juiz de Fora e reitoria) aprovaram a paralisação no dia 06 de agosto (contra a Reforma da Previdência) e a adesão à Greve Nacional da Educação no dia 13 de agosto.

As assembleias da categoria da UFJF aconteceram ontem, 30 de julho, às 9h em Juiz de Fora e às 13h em Governador Valadares. Já para a categoria do IF Sudeste, a assembleia ocorreu hoje, 31, na reitoria. Durante a assembleia do IF, o Gremio Estudantil Tecnico-Secundarista enviou uma nota em apoio ao SINTUFEJUF e aos TAEs do Instituto Federal. (CONFIRA)

No dia 06 de agosto será votada a Reforma da Previdência em segundo turno na câmara dos deputados. A proposta tramita desde fevereiro, tendo sido aprovada em primeiro turno no dia 10 de julho. Se confirmada, a proposta de emenda constitucional segue para o Senado. Por isso, a Fasubra em consonância com as centrais sindicais, convocou Paralisação Nacional com o objetivo de pressionar os parlamentares a votarem contra a proposta que representa a destruição da Previdência Social. Para isto, serão realizados atos em todo o país. Desta forma, a Frente em Defesa da Previdência Pública de Juiz de Fora, da qual faz parte o Sintufejuf, convoca a todas e todos para mais um Café contra a Reforma, que acontece a partir da 7h na Praça da Estação. Durante o café, os manifestantes farão uma panfletagem enquanto dialogam com a população, denunciando as deputadas e deputados que votaram contra a aposentadoria, e mostrando o quanto esta proposta é prejudicial para a classe trabalhadora.

Tendo em vista o início do semestre letivo, a categoria da UFJF em Juiz de Fora aprovou também a realização de um “roletaço”, com panfletagem no Restaurante Universitário. Em Governador Valadares, foi aprovada a adesão da categoria à Plenária da Frente Brasil Popular,  às 18h na União Operária da GV (Rua São João, 550, Bairro Centro, ao lado do SAMU e em frente ao Colégio Imaculada), onde será discutida a Reforma da Previdência.

Além disso, o dia 06 de agosto será uma preparação para a Greve Nacional da Educação que acontece no dia 13. Diante de medidas do governo Bolsonaro que prejudicam a educação pública no país, como os cortes de verba nas universidades e institutos federais, as ameaças à liberdade de ensinar e a autonomia universitária, bem como a tentativa de mudanças profundas no modelo de financiamento e gestão da educação superior, e no desmonte das carreiras dos trabalhadores do serviço público federal, por meio do programa “Future-se”, a ideia é repetir o sucesso das grandes mobilizações que as centrais sindicais e movimentos sociais e estudantis realizaram no primeiro semestre de 2019.

Em Juiz de Fora, a mobilização do dia 13 de agosto acontece a partir das 17h no Parque Halfeld. Em Governador Valadares a manifestação e panfletagem será realizada com trabalhadores  e alunos da UFJF-GV e IFMG, em parceria com as centrais sindicais de GV, em horário e local a serem divulgados.

Ofício de comunicação das paralisações ao reitor da UFJF

[ngg src=”galleries” ids=”30″ display=”basic_thumbnail”]


Notícias mais lidas