TAEs da UFJF e IF Sudeste MG paralisam as atividades remotas e presenciais nesta quarta, 16

15/03/2022

Amanhã, quarta-feira, 16 de março, é o Dia Nacional de Lutas dos Servidores Públicos Federais. Em Juiz de Fora, trabalhadoras e trabalhadores técnico-administrativos em educação (TAEs) da UFJF e IF Sudeste MG aprovaram a adesão à paralisação nacional. Conforme decisão da assembleia da categoria realizada no dia 22 de fevereiro, a paralisação inclui tanto as atividades remotas quanto as presenciais. O objetivo é dar um ultimato para que o governo negocie o reajuste salarial com as entidades que compõem o Fonasefe (Fórum das Entidades Nacionais dos Servidores Públicos Federais) e Fonacate (Fórum das Carreiras Típicas de Estado). Na data, acontece um grande ato em Brasília, que contará com a participação da coordenadora de Organização e Política Sindical do SINTUFEJUF, Natália Paganini.

A paralisação segue também orientação da Fasubra Sindical, motivada pelo congelamento dos salários das servidoras e servidores públicos federais desde 2017. Somente durante o governo Bolsonaro, a inflação acumulada conforme o Índice de Preços ao Consumidor Ampliado (IPCA/IBGE) é de 19,99%, índice de reajuste reivindicado pelas entidades representativas. Enquanto isso, o orçamento aprovado para 2022 prevê R$ 1,7 bi de reajuste apenas para Polícia Federal, Polícia Rodoviária Federal e Departamento Penitenciário Nacional,  ignorando assim as trabalhadoras e trabalhadores da saúde, educação, tecnologia, entre outros.

Caso a negociação não ocorra em até 7 dias após a paralisação, existe o indicativo de greve geral do serviço público a partir do dia 23, que será votado em assembleia geral dos TAEs da UFJF e IF Sudeste MG na próxima, quinta-feira, 17, às 09h, por videoconferência .

Notícias mais lidas