TAEs da UFJF e IF Sudeste MG paralisam as atividades e realizam ato no Campus/UFJF

08/08/2023

Trabalhadoras e trabalhadores técnico-administrativos em educação da UFJF e IF Sudeste MG reunidos em Assembleia Geral na manhã da última sexta-feira, 08, decidiram pela paralisação na quinta-feira, 10 de Agosto, Dia Nacional de Luta dos Servidores, com participação nas atividades convocadas pelo SINTUFEJUF. 

Na data acontece a reunião da Mesa Nacional de Negociação Permanente (MNNP) com o Governo Federal e as entidades representativas do serviço público federal, FONASEFE e Fonacate. Deste modo, a Fasubra e o Fonasefe convocaram a paralisação nacional em conjunto com outras entidades do serviço público federal, sindicatos estaduais e municipais, movimentos populares e entidades estudantis. A mobilização terá como pauta os temas que serão debatidos na reunião, como a defesa da campanha salarial, por mais investimentos na carreira do PCCTAE e contra o Arcabouço Fiscal. Além disso, a mobilização também exige o cumprimento do piso salarial da enfermagem, estabelecido pela Lei 14.434 de agosto de 2022.

Para o coordenador geral do SINTUFEJUF, Flávio Sereno, a adesão à paralisação é importante para energizar a MNNP. “O governo vai apresentar um montante de recursos que pretende reservar na LDO, a lei de diretrizes orçamentárias para 2024. Portanto, é um parâmetro fundamental para, futuramente, definir qual será o índice de reajuste das categorias do Serviço Público Federal”, explica.

A partir das 5h30, a categoria se concentra em frente à reitoria (Campus/UFJF) para a realização de um ato e o fechamento do prédio. Durante a manifestação acontecerá uma atividade política e cultural.

Em seguida, às 08h30, às trabalhadoras e trabalhadores participarão de uma assembleia/ato para discutir a conjuntura nacional.

Conforme o coordenador de comunicação do SINTUFEJUF, Felipe Santos, a comissão organizadora responsável pelas ações no dia da paralisação, da qual ele faz parte, optou pela realização da Assembleia/ato. O objetivo é dar voz às trabalhadoras e aos trabalhadores que demandam pelo debate de conjuntura, principalmente, nacional, cujos ataques têm sido constantes sobretudo a partir do congresso nacional . “É preciso discutir as ameaças impostas pelas novas regras fiscais que estão sendo votadas no chamado arcabouço fiscal e também os recentes cortes na saúde e na educação anunciados pelo Governo Federal. Teremos também música boa com DJ e microfone aberto para manifestações culturais”, relata.

A mobilização segue deliberação da Plenária Nacional da FASUBRA que já havia aprovado a construção desse dia nacional de lutas para o dia 04, quando ocorreria a reunião da MNNP adiada para esta semana.

Segundo Flávio, participar do ato na UFJF é importante para mostrar que os trabalhadores estão atentos, mobilizados e organizados na luta pela recomposição salarial que teve tantas perdas no último período. “Então, a gente reafirma aqui a nossa convocação para a categoria estar presente em frente à reitoria nesses dois momentos que estão agendados. Às 5h30 é o momento em que a gente faz o fechamento, às 8h30, a gente vai fazer uma assembleia de debate sobre a conjuntura do país. Vamos poder debater as pautas que estão colocadas e outras questões que os trabalhadores entenderem como pertinentes”, afirma.

Notícias mais lidas