TAEs da UFJF e IF Sudeste MG elegem delegados para Plenária Nacional da Fasubra, dias 03, 04 e 05 de junho

25/05/2022

Trabalhadoras e trabalhadores técnico-administrativos em educação da UFJF e do IF Sudeste MG, reunidos em assembleia geral virtual na noite de segunda-feira, 23 de maio, escolheram as delegadas e delegados que representarão a categoria durante a Plenária Nacional da Fasubra, nos dias 03, 04 e 05 de junho. A assembleia aconteceu através da plataforma “meet” e foi comandada pelos coordenadores gerais Flávio Sereno e Maria Angela Costa. Na ocasião foi referendado o nome de Maria Angela para representar a direção do SINTUFEJUF na Plenária. Com 60% dos votos, a chapa Avante terá direito a duas cadeiras, indicando o coordenador de administração e finanças Luiz Tegedor e a coordenadora de saúde, Andréa Ramos. A Tribo, com 40%, poderá levar um delegado, indicando a técnico-administrativa Rosângela Márcia Frizzero. Representando o IF Sudeste MG, a categoria elegeu o técnico-administrativo Marcio Valentim Fernandes.

Esta será a primeira Plenária Nacional presencial desde o início da pandemia e terá como pauta:  Informes da Direção Nacional, conjuntura nacional e internacional (com ênfase nas eleições gerais), campanha salarial dos SPF e a IN 54 (mecanismo criado pelo governo que contrapõe ao direito de greve).

A assembleia teve início com um debate de conjuntura. Na ocasião, o coordenador geral do SINTUFEJUF, Flávio Sereno falou sobre sua participação na Reunião Ampliada Unificada da Educação, realizada pela Fasubra, Andes e Sinasefe no último sábado, 21. Para ele, aquela discussão conjunta das entidades já deveria ter ocorrido há mais tempo (confira AQUI a fala de Flávio durante a reunião).

Durante a assembleia, o técnico-administrativo Paulo Dimas de Castro inscreveu e defendeu a candidatura da chapa Tribo. O coordenador do SINTUFEJUF Flávio Sereno inscreveu e defendeu a chapa Avante.

Paulo Dimas criticou o fato de não haver nenhuma novidade na pauta da Plenária e nenhuma convocação para greve. Ele lembrou já ter participado de greve forte somente da Fasubra, com assembleias lotadas e muitas pautas conquistadas. Ele lamentou que apesar de toda a conjuntura nacional, na qual os servidores públicos estão há 5 anos sem nenhuma recomposição, a Federação não tenha se mobilizado, enquanto que outras categorias, como a dos professores da rede municipal, conquistaram 33% de reajuste. “Falaram em 5%, a gente tem que pegar os 5% e brigar para pegar mais, por isso a importância de fazer a greve”, explica.

Flávio Sereno também criticou a falta de mobilização nacional, e lembrou que, na base da Federação, apenas 6 sindicatos deflagraram greve, entre eles o SINTUFEJUF. Para ele a discussão da greve nunca foi uma polêmica entre a categoria local, e apesar da suspensão do movimento paredista, as trabalhadoras e trabalhadores técnico-administrativos da UFJF e IF Sudeste MG retomaram o estado de greve, o que significa que se houver um movimento nacional, a greve será novamente votada.

De acordo com Flávio Sereno, tendo em vista que a Fasubra colocou as eleições na pauta da Plenária, é fundamental defender a construção de uma pauta da educação para ser apresentada aos candidatos ao parlamento e à presidência.

Após as defesas, foi disponibilizado um formulário online para votação, com opção também de declaração de voto pelo chat. 

Notícias mais lidas