TAES da UFJF e IF Sudeste MG elegem delegação para a Plenária Nacional da Fasubra, que acontece em março

17/02/2023

Trabalhadoras e trabalhadores técnico-administrativos em educação da UFJF (Juiz de Fora e Governador Valadares) e IF Sudeste MG (campus Juiz de Fora e reitoria), reunidos em assembleia geral híbrida (presencial e remota) na noite desta quinta-feira, 16, escolheram as delegadas e delegados que representarão a categoria durante a Plenária Nacional da Fasubra. A assembleia aconteceu no auditório da Apes e através da plataforma “meet”, sendo a mesa, composta pelos coordenadores gerais Flávio Sereno e Maria Angela Costa, e o coordenador de finanças Luiz Tegedor. Na ocasião foi referendado o nome de Maria Angela para representar a direção do SINTUFEJUF na Plenária. A eleição de representantes dos TAEs da UFJF (Juiz de Fora e Governador Valadares) contou com a inscrição de três chapas (chapa 1 – Tribo, chapa 2 – Avante e chapa 3 – Heronides Meireles). Com 66,7% dos votos, pela proporcionalidade a chapa Avante terá direito a duas indicações, enquanto a Tribo, com 19,5%, poderá levar um delegado. Representando o IF Sudeste MG, a categoria elegeu o técnico-administrativo Marcio Valentim Fernandes.

Durante a Plenária, nos dias 10 e 11 de março, em Brasília, serão realizados os informes da Direção Nacional, além da análise de conjuntura nacional e internacional, aprovação da proposta de Programa de Gestão de Desempenho – PGD (teletrabalho) e aprovação do Regimento do XXIV CONFASUBRA. O Conselho Fiscal apresentará a análise e aprovação das contas da FASUBRA do ano de 2022.

A inscrição da Chapa 1 – Tribo foi defendida pelo técnico-administrativo Rogério Silva. Para ele, é importante observar a mudança de conjuntura após a posse do novo governo de coalizão, que não conta apenas com o Partido dos Trabalhadores. Neste novo cenário, está sendo acenado um percentual de aumento. Entretanto, Rogério reforça a necessidade deste reajuste ser linear e contemplar também os trabalhadores aposentados. Além disso, para Rogério, é fundamental também construir pautas específicas da Fasubra, como a melhora da carreira.

O coordenador geral do SINTUFEJUF, Flávio Sereno defendeu a candidatura da Chapa 2 – Avante. Entre as discussões necessárias, Flávio aponta o debate nacional sobre teletrabalho, e lembra que no IF Sudeste MG o PGD já foi implantado. Para ele, é importante também que os representantes dos TAEs solicitem como inclusão na pauta da plenária, a discussão sobre a proposta de reajuste salarial e nos auxílios, apresentada pelo governo na reunião da Mesa Nacional de Negociação na manhã desta quinta-feira, 16, além de defender as pautas  específicas, como a carreira.

O técnico-administrativo Heronides Meireles defendeu a própria candidatura na chapa 3. Segundo ele, a categoria está há quase 7 anos sem nenhum reajuste, e até então, não tinha perspectiva nenhuma no orçamento deste ano. Entretanto, hoje existe a possibilidade de 9% ou 7,8%, caso haja aumento no vale alimentação. Para ele, trata-se de um reajuste emergencial para 2023, e no próximo ano a perspectiva deverá ser outra. Conforme Heronides, o tema teletrabalho representa a inovação e o direito do servidor ter a oportunidade de construir o trabalho à distância. Porém a regulamentação não deve qualificar quem pode ou não adotar essa modalidade.

Após as defesas, a votação ocorreu simultaneamente de forma presencial e remota.

Notícias mais lidas