TAEs da UFJF e IF Sudeste MG avançam em debate e definem diretrizes para a reestruturação do Plano de Carreira (PCCTAE)

29/06/2023

As trabalhadoras e trabalhadores técnico-administrativos em educação da UFJF e IF Sudeste MG construíram um documento com as propostas e diretrizes para a reestruturação do Plano de Carreira (PCCTAE). Nos últimos dias, foram realizados três encontros do GT Carreira do SINTUFEJUF, em formato híbrido (presencial e online) e houve a participação conjunta da categoria das duas instituições federais de ensino. Na oportunidade, as apresentações foram conduzidas pelo técnico-administrativo em educação da UFJF, Ivan Bilheiro, juntamente com os coordenadores gerais do SINTUFEJUF Maria Angela Costa e Flávio Sereno. 

Ivan, além de outros técnico-administrativos da UFJF, havia participado como delegado  no XXIV Confasubra, realizado em Brasília-DF, entre os dias 17 e 21 de maio de 2023, quando foi deliberada a retomada do GT Carreira. Na ocasião, as delegadas e os delegados de instituições de ensino de todo o país puderam discutir demandas e preocupações da categoria, evidenciando, assim, a necessidade de um debate mais aprofundado e construtivo sobre o tema. Deste modo, a Fasubra orientou os sindicatos filiados a convocarem reuniões para garantir a ampla participação e a oportunidade de toda a categoria se envolver e contribuir com suas ideias e experiências.

De acordo com Ivan, o documento debatido no GT local foi construído a partir de um estudo prévio que possibilitou o levantamento das teses do CONFASUBRA e de posicionamentos sobre temas já divulgados (como os do SINASEFE e do FORGEPE), bem como outros elementos trazidos pelos colegas servidores. Deste modo, foi realizada a divisão em “categorias” e em “tópicos”. Como categorias, foram colocados: princípios gerais, propostas estruturais – macro (que afetam a todos), propostas estruturais – específicas (relativas a alguns cargos) e propostas adjacentes (que não estão na estrutura da carreira, mas afetam a realidade laboral). Dentro dessas categorias, foram listados os tópicos, analisando, em cada um, o cenário atual, as propostas analisadas e debatidas e, por fim, fazendo o registro daquela(s) proposta(s) apoiada(s) localmente. “Nós propusemos uma metodologia para a discussão do GT local, a qual foi aprovada e contou com a adesão engajada dos colegas”, explica.

Entre os princípios defendidos pela categoria estão a paridade entre os servidores da ativa, os aposentados e pensionistas; a continuidade da campanha salarial; a luta pelo retorno da data base; a recomposição do quadro de servidores por meio de concursos públicos; a posição contra qualquer nova iniciativa de terceirização e contra todo e qualquer ataque à carreira; pela valorização dos servidores públicos e da Educação brasileira.

Assim, a elaboração do documento local contou com a contribuição de todo o GT Carreira do SINTUFEJUF, ficando estabelecida a manutenção das atividades do grupo de trabalho para seguir com os debates. A partir do encontro nacional, os representantes locais apresentarão propostas de novos encontros para dar continuidade às discussões. “Reunir os colegas servidores para discutir a carreira foi uma experiência muito rica. Pessoalmente, tive grande satisfação com os saberes partilhados. Nós dialogamos a partir de percepções e experiências diversas que possibilitaram a construção de uma visão multifacetada, complexa e fundamentada sobre a trajetória histórica da carreira PCCTAE e os desafios que devem ser enfrentados. O engajamento local possibilita uma integração muito robusta ao debate nacional que será promovido pela FASUBRA”, opina Ivan. 

Devido à amplitude do tema, os encontros não conseguiram esgotar o debate. Deste modo, o GT continuará se reunindo para abordar aspectos levantados como importantes para serem incluídos.

As discussões e propostas apresentadas durante as reuniões do GT local servirão como base para a elaboração do relatório com as diretrizes propostas a serem defendidas no GT nacional e alternativas de melhoria da carreira a curto, médio e longo prazos, considerando as urgências da categoria e as oportunidades de negociação com o governo. O documento final da Fasubra subsidiará o debate na Mesa Nacional Setorial de Negociação.

Confira o documento final https://sintufejuf.org.br/wp-content/uploads/2023/06/Documento-final-primeira-rodada-GT-local-de-carreira.pdf

Notícias mais lidas