TAEs da UFJF e IF Sudeste MG aprovam por unanimidade a previsão orçamentária do SINTUFEJUF para 2022

29/11/2021

Trabalhadoras e trabalhadores técnico-administrativos em educação da UFJF e IF Sudeste MG reunidos em assembleia geral, na manhã desta segunda-feira, 29, aprovaram por unanimidade a previsão orçamentária para 2022.

Na ocasião, o coordenador de finanças do SINTUFEJUF, Luiz Tegedor destacou o crescente interesse da categoria nas finanças do sindicato. Ele explicou que a previsão é baseada em exercícios anteriores e projetada para o próximo ano. Para isto, é realizada uma estimativa das receitas, a partir da soma da renda social (mensalidades sindicais), patrimonial (aluguel das salas do sindicato), renda extraordinária e eventual.  Já as despesas englobam a administração geral, contribuição da Fasubra, assistência social, outras despesas sociais, assistência técnica e aplicação de capitais. Luiz Tegedor explicou que o sindicato está implementando uma nova ferramenta de administração, o “Sindicalizi”, que possui uma ferramenta de orçamentação. “Pela primeira vez, vai entrar esse orçamento que eventualmente a gente aprovar na assembleia, no sistema e ser comparado com o que for de fato executado. Será uma ferramenta para que a própria direção e o financeiro do sindicato possam fazer um orçamento para o ano que vem e passar para a contabilidade”, explica.

Após a exibição e explicação da planilha apresentando os valores tanto da receita quanto das despesas, Luiz ofereceu espaço de fala para a categoria sanar as dúvidas. Na oportunidade, a representante do Conselho Fiscal, Daniele Dallesse ressaltou que comparada a previsão orçamentária de 2021 a de 2022, é possível observar alguns remanejamentos de recursos, que naturalmente acontece conforme a dinâmica necessária, como por exemplo, investimentos em equipamentos e manutenção, redução de recursos para auxílio viagem, reflexo do momento de pandemia, no qual os encontros e atividades têm acontecido de forma remota. Para ela, a previsão orçamentária apresentada atende a realidade, sendo assim, Danielle manifestou seu voto pela aprovação do orçamento.

Após sanar as dúvidas dos presentes, a previsão orçamentária de 2022 foi aprovada por unanimidade.

Confira o documento

Notícias mais lidas