TAEs da UFJF discutem cortes no orçamento do governo e queda na arrecadação da universidade

25/03/2021

Trabalhadoras e trabalhadores técnico-administrativos em educação da UFJF irão discutir, no próximo dia 29, o posicionamento da categoria em relação ao orçamento da universidade em 2021. O Relatório da Comissão de Trabalho “Orçamento e Despesas” foi apresentado ao Conselho Superior em reunião na última segunda-feira, 22. Agora o documento será analisado pelas unidades acadêmicas e administrativas da Universidade que poderão enviar as contribuições até o dia 29. A votação do orçamento  da universidade acontece no dia 31.

Conforme a avaliação da comissão, o “panorama é grave” devido aos cortes previstos no Projeto de Lei Orçamentária Anual (PLOA). A proposta encaminhada ao Congresso Nacional prevê redução de 18,2% em relação aos valores do PLOA de 2020, o que representa uma queda de mais de R$1 bilhão no investimento do Governo Federal nas instituições.

As universidades vêm sofrendo cortes progressivos, desde 2015, se intensificando a partir de 2016, com a aprovação da EC 95 (tetos dos gastos) agravando a situação agora em 2021.

Diante do risco de déficit, a comissão apresentou ao CONSU um relatório com os estudos e cenários para ajuste orçamentário no conjunto das despesas.

Confira o documento: https://sintufejuf.org.br/wp-content/uploads/2021/03/CONSU-Mar.2021-Situacao-Orcamentaria.pdf

A assembleia da categoria acontece na próxima segunda-feira, às 9h30, por meio de videoconferência (https://meet.google.com/dkw-cqgu-srn).

Notícias mais lidas