TAEs da UFJF aprovam proposta de edital para afastamentos para qualificação

03/12/2024

Em Assembleia Geral realizada na manhã de ontem, 2 de dezembro, as trabalhadoras e trabalhadores técnico-administrativos em educação (TAEs) da UFJF, (Juiz de Fora e Governador Valadares), aprovaram por unanimidade uma proposta de edital para o Processo Seletivo de Habilitação para Afastamento para participação em programas de pós-graduação Stricto Sensu.

A proposta foi elaborada pelo Grupo de Trabalho (GT) de Afastamentos, criado em Assembleia Geral realizada em outubro deste ano. O objetivo do GT era estudar, debater e propor soluções para a implementação de planos de afastamento que atendessem às demandas dos servidores e garantissem isonomia no processo.

Segundo Paulo Victor Cota, coordenador de organização e política sindical do SINTUFEJUF, a criação do GT foi uma resposta à crescente preocupação da categoria com a execução da política de afastamentos. Deste modo, segundo ele, o grupo surgia como um espaço de estudo e debate para garantir que os planos sejam implementados de forma justa e transparente. A preocupação é com a isonomia e com o atendimento às demandas dos servidores, especialmente considerando o prazo até janeiro de 2025 para lançamento dos editais. “No GT, fizemos um estudo detalhando nas normativas os caminhos necessários para pautar os afastamentos da melhor forma e chegamos ao entendimento que precisávamos propor um modelo de edital para guiar as comissões em suas respectivas unidades”. afirmou.

De acordo com a apresentação do documento construído ao longo de 5 encontros desde a criação do grupo, a proposta é fruto de uma construção coletiva que envolveu servidores de diversas unidades. O GT ressaltou que a proposta não possui caráter normativo, mas serve como uma orientação sindical para uniformizar os procedimentos e garantir transparência nos processos.

“Os próximos passos estão voltados em apresentar as preocupações da categoria para a administração da universidade e propor os encaminhamentos discutidos em assembleia”, explica Paulo Victor.

Dados que fundamentam a proposta

Durante o levantamento realizado pelo GT, constatou-se que apenas 6% dos TAEs da UFJF estão atualmente cursando mestrado ou doutorado. Dos aproximadamente 1.500 servidores ativos, apenas 22 estão afastados para qualificação, o que corresponde a 1,5% da força de trabalho TAE. Esse número, de acordo com o GT, é insuficiente para atender às necessidades da instituição e de seus servidores.

Com base nesses dados, o grupo concluiu que, com planejamento adequado e o comprometimento da gestão, é possível atender à demanda atual sem comprometer significativamente as atividades da universidade.

Confira a proposta de edital: https://sintufejuf.org.br/wp-content/uploads/2024/12/Edital_de_Afastamento_Apresentacao-assembleia1.docx.pdf

Notícias mais lidas