TAE do Arquivo Central, Andreia de Freitas participa de live em comemoração ao Dia Nacional do Patrimônio Cultural

17/08/2021

Em comemoração ao Dia Nacional do Patrimônio Cultural, a técnica-administrativa do Arquivo Central da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), Andreia de Freitas participa, hoje, 17, às 19h, da live promovida pela Casa D’Italia de Juiz de Fora.

De acordo com Andreia, a ideia da live surgiu a partir de uma atividade realizada com a Casa d’Italia. Segundo ela, a edição de agosto da Revista Casa D’Itália, que ainda será publicada, conta com um artigo produzido junto ao Arquivo Central. “Durante as conversas, pensamos em aproveitar o trabalho em conjunto para também comemorar o Dia Nacional do Patrimônio Cultural, comemorado em 17 de agosto”, explica.

O evento conta também com a participação do historiador e arquivista da Congregação Redentorista – Província do Rio de Janeiro Rafael Bertante, e da arquiteta urbanista Ana Lewer, membro do Departamento de Cultura da Casa D’Italia e editora-assistente da revista Casa d’Italia.

Criada em 1998 a data é importante para fomentar o processo de preservação dos bens culturais brasileiros, e desta forma, fortalecer a identidade nacional, garantir o direito à memória e contribuir para o desenvolvimento socioeconômico do país.

Deste modo, durante a live serão abordadas as ações que a Casa d’Italia e o Arquivo Central estão realizando nas questões de organização e preservação do acervo, acesso e divulgação, educação para o patrimônio, etc.  Para Andreia, é fundamental chamar atenção do público em geral para a importância social, histórica, cultural dos bens patrimoniais e como eles se relacionam ao dia a dia de todos. “Temos um acervo documental no Arquivo Central muito importante para a cidade e região e ele precisa ser conhecido”. A live será transmitida pelo canal do YouTube da Casa d’Italia. sendo aberta a todos que tenham interesse ou queiram conhecer um pouco mais sobre o assunto.

Notícias mais lidas