TAE Darlan Lula lança novo livro baseado em sua tese de doutorado

15/09/2021

Nascido e criado em Minas Gerais, o técnico-administrativo em educação, autor e doutor em literatura, Darlan Lula, conta com seis obras já publicadas, sendo a mais recente intitulada “Um estudo do ciúme em Machado de Assis: as narrativas e os seus narradores”, fruto das pesquisas de seu doutorado. 

O ciúmes abordado de forma destacada em “Dom Casmurro” e “Ressurreição” foram as principais obras estudadas por Darlan. A tese da centralidade do ciúme nas narrativas machadianas é defendida no livro que o escritor lança nesta quinta, 16 de setembro, às 19h, em live transmitida pelo canal do youtube do Museu de Arte Murilo Mendes. Participam do evento, ainda, o prefaciador do livro, Leandro Ribeiro, e o jornalista Mauro Morais, que mediará a mesa.

De acordo com Darlan, quando Machado coloca o ciúme em vários de seus contos, e em seus romances, ele vai além e trabalha isso do ponto de vista do criador. “É a partir dessa construção que suas narrativas ganham força, porque o leitor começa a mergulhar na obra segundo os alicerces narrativos construídos pelo narrador. E Machado tem a exata noção disso; ele sabe os meandros a serem trilhados para que a leitura ganhe em expectativa e suspense, angariando cada vez mais leitores. Ao mesmo tempo em que é uma enorme reflexão sobre o próprio ser humano e como ele lida com suas angústias, seus traumas, seus tormentos interiores”, afirma o autor. 
De linguagem clara e acessível, a obra analisa a produção de um dos mais importantes autores da literatura brasileira e pode ser adquirida em forma de e-book ou cópia física.

Notícias mais lidas