TAE da UFJF cria canal para comentar em Libras jogos de futebol

09/06/2021

Apaixonado por futebol, o técnico-administrativo em Educação (TAE) Intérprete de Língua Brasileira de Sinais (Libras) da UFJF, Gabriel Martins, criou um canal no youtube e instagram para comentar o esporte de forma inclusiva. Segundo ele, a ideia surgiu devido a inexistência de acessibilidade em grande parte do jornalismo em geral. “Todos os jornalistas que sigo nas redes sociais não possuem canal acessível. A grande massa de jornalismo esportivo que cobre clubes que falam, debatem, realizam mesa redonda, não é inclusivo”, lamenta. Deste modo, Gabriel, embora entenda o imediatismo exigido pela imprensa, acredita na necessidade de criar mecanismos para que a comunicação seja acessível para toda a população.

Seu interesse pela língua de sinais teve início ainda na graduação em geografia. Na época, segundo ele, não havia no curso nenhuma disciplina de Libras e nem mesmo qualquer conteúdo relacionado à diversidade. “Fui participar de um curso de língua brasileira de sinais e acabei me tornando um profissional tradutor intérprete”, conta.

Segundo ele, o retorno tem sido positivo, embora o canal seja novo. Ele conta que o projeto teve início há 6 meses no instagram @FutLibras com vídeos diários e mais recentemente no youtube @Fut Libras, onde toda quinta-feira é exibido um episódio da série sobre Heleno de Freitas. De acordo com Gabriel, a série foi uma demanda de um seguidor surdo, de Barbacena. Já na segunda-feira, ele realiza um apanhado de notícias sobre futebol. A maioria dos vídeos é sobre campeonatos nacionais das séries A e B, alguns assuntos polêmicos como futebol e covid, e a Copa América. “Geralmente eu recebo de algum surdo alguma mensagem no instagram ou whatsapp. Outro dia me pediram para interpretar o discurso do técnico da chapecoense que foi contratado recentemente. Às vezes falo sobre futebol feminino, mas não dá para dar conta de tudo, pois faço tudo sozinho”, explica

O conteúdo dos canais é totalmente em Libras, não havendo tradução oral para o português, apenas legendas. Conforme Gabriel, quando terminar a série de 4 vídeos sobre Heleno de Freitas, a ideia é apresentar todas as quintas-feiras temas relacionados a algum jogador e alguma curiosidade. Ele explica que ainda está em processo de organização e estruturação dos canais, aprimorando a edição e o layout.

Siga e compartilhe o trabalho de Gabriel nas redes sociaisYoutube: https://www.youtube.com/…/UC7ZmgCa…/featuredInstagram: https://www.instagram.com/futlibras/

Notícias mais lidas