SINTUFEJUF solicita que reitor da UFJF reforce em reunião com Lula o reajuste salarial e benefícios para os trabalhadores da educação federal

18/01/2023

O SINTUFEJUF enviou na manhã desta quarta-feira, 18, um ofício ao reitor da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), Marcus David, requisitando que o reajuste salarial para as trabalhadoras e os trabalhadores de instituições federais seja discutido na reunião de quinta-feira, 19, entre as reitoras e os reitores de UFs e IFs com o presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, e o ministro da Educação, Camilo Santana, em Brasília, às 10h.

A reunião tem como objetivo retomar os encontros regulares entre o presidente da República e reitores, que eram comuns durante os mandatos anteriores de Lula e da ex-presidente Dilma Rousseff. Segundo apuração do portal de notícias CNN Brasil, a lista de convidados inclui os 70 reitores de instituições de ensino superior do país e dois diretores do Centro Federal de Educação Tecnológica (Cefet).      

O coordenador do SINTUFEJUF, Flávio Sereno, destaca que a solicitação foi feita para que o tema do reajuste salarial seja reforçado no encontro entre o reitor da UFJF, Marcus David, e o presidente Lula, na reunião de quinta. A pauta já foi apresentada para o presidente da República pela FASUBRA e a FONASEFE, que cobraram com urgência a abertura de negociações para o reajuste, que já está previsto no orçamento de 2023, entre o governo e as representações sindicais.  

“Os servidores públicos federais de algumas categorias, por exemplo a nossa, estão desde janeiro de 2017 sem nenhum tipo de recomposição, sem correção inflacionária, enfim, com uma defasagem acumulada de seis anos. Soma-se a isso os benefícios que estão há mais tempo sem nenhum tipo de correção, o que prejudica enormemente nossas condições de trabalho, poder de compra e qualidade de vida. Pedimos ao reitor, através de um ofício, que ele destaque a pauta, aproveitando essa oportunidade de estar com o presidente, e também saliente a necessidade de o governo negociar com as entidades para que possamos encaminhar a melhor solução para essa questão”.

Além da reunião de amanhã, hoje a Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior (Andifes), se reúne com o Ministério da Educação (MEC). No encontro, que objetiva discutir questões urgentes, como as condições orçamentárias e as consequentes dívidas de 2022; as limitações do orçamento de 2023; a data  do resultado do ENEM e do SISU; e as políticas e prioridades do MEC, estarão presentes o ministro, Camilo Santana, as secretárias Izolda e Denise Carvalho e a presidente da CAPES. 

A reportagem entrou em contato com o reitor Marcus David para comentar a expectativa dessa reunião, mas até o fechamento da matéria não obtivemos resposta.

Notícias mais lidas