SINTUFEJUF solicita inclusão de pontos de pauta da categoria, como reajuste salarial, em plataforma programática da Fasubra entregue aos presidenciáveis

05/09/2022

Na última sexta-feira, 02, o SINTUFEJUF enviou um ofício à Fasubra solicitando a inclusão de pontos de pauta das trabalhadoras e trabalhadores técnico-administrativos em educação (TAEs), na plataforma programática construída pela entidade para ser apresentada aos presidenciáveis. Ocorre que, no último dia 18, a federação entregou um documento com propostas de governo ao ex-presidente e candidato Luiz Inácio Lula da Silva. Na ocasião, foi solicitada ao candidato uma reunião com as entidades dos Servidores Públicos Federais e a retomada da Mesa Nacional de Negociação Permanente. A ação segue deliberação da Plenária Nacional de junho, que definiu que as pautas seriam construídas com base nas resoluções congressuais, atualizadas com novos ajustes da conjuntura.

Tendo em vista que a Fasubra informou que a plataforma será atualizada e entregue também aos demais candidatos à presidência, o SINTUFEJUF, entendendo que o documento está incompleto, decidiu sugerir a inclusão de pontos de pauta que considera de grande relevância. De acordo com o coordenador geral do sindicato, Flávio Sereno, é importante a categoria ter uma pauta entregue aos candidatos para firmar um compromisso pós eleição. “Estamos há quase 6 anos sem reajuste algum nos salários e há quase 7, nos benefícios. Há um processo de desvalorização e empobrecimento que precisa de uma reversão urgente”, afirma. Segundo o coordenador, além de não constar a necessidade de reajuste salarial, a plataforma ignora ainda pontos importantes que estavam em pauta nas mobilizações deste ano. “Alguns decretos e instruções normativas são de livre iniciativa do Presidente da República. A revogação destas normativas pode ser algo simples de se pactuar com candidatos que defendem o serviço público porque não depende de tramitação no Congresso Nacional. A tentativa de cerceamento do direito de greve que experimentamos na greve do SINTUFEJUF este ano e a ameaça às nossas aposentadorias são exemplos de questões que precisam ser incluídas na pauta da federação, e são decididas diretamente pelo presidente”, explica.

O ofício encaminhado pelo sindicato sugere ainda que FASUBRA inclua o compromisso de diálogo do próximo governo com as entidades representativas dos trabalhadores para a construção de uma boa lei que regulamenta o teletrabalho no serviço público. “É uma demanda de parte significativa das categorias e precisa de legislação sólida e não ficar regulado apenas por decretos e/ou instruções normativas como é hoje. No caso das universidades, ainda temos autonomia administrativa para avançar alguns pontos, mas uma lei federal com garantias aos trabalhadores é importante”, finaliza.

Alguns dos temas propostos pelo SINTUFEJUF são fruto da experiência da greve organizada na UFJF (Juiz de Fora e Governador Valadares) e no IF Sudeste MG (campus Juiz de Fora e reitoria) entre março e maio deste ano.

Confira o ofício do SINTUFEJUF

Confira a plataforma da Fasubra

Notícias mais lidas