SINTUFEJUF repudia discurso de ódio em live de vereador Mello Casal

31/03/2021

O SINTUFEJUF manifesta veemente repúdio ao discurso de ódio proferido na live transmitida pelo vereador juizforano Carlos Alberto de Mello (Sargento Mello Casal – PTB), em diálogo com o presidente nacional do PTB, Roberto Jefferson, condenado pela ação penal 470 do STF por corrupção passiva. O vídeo faz insulto às autoridades e instituições da cidade, ataca os servidores públicos municipais, estaduais e federais, a Universidade Federal de Juiz de Fora, a Prefeita de Juiz de Fora, Margarida Salomão, e sua equipe de governo, as entidades de classes trabalhadora, o Ministério Público e incita violência física contra os integrantes da Guarda Municipal de Juiz de Fora. Durante a live, que teve como tema o incomprovado “tratamento precoce para o coronavírus e a politização em torno da doença”, são feitas declarações negacionistas baseadas em informações falsas, além de discurso homofóbico, leviano e ameaçador. As afirmações, além de desrespeitosas, são criminosas.

Somos o sindicato que representa a categoria de técnicas e técnicos administrativos em educação da UFJF e IF Sudeste MG (campus Juiz de Fora e reitoria) e, contrariamente aos absurdos despejados na referida live, afirmamos a relevância de nossa instituição para a formação de milhares de cidadãs e cidadãos, profissionais competentes e comprometidos com o exercício democrático e ético de suas funções. No contexto da pandemia, se torna ainda mais evidente a importância da UFJF, que conta com o Hospital Universitário, referência no tratamento contra a COVID 19, abriga a vacinação contra o coronavírus, realiza testagens e dispõe de diversos laboratórios e outros espaços engajados em pesquisa e produção de equipamentos e insumos para o combate à doença.

Nos orgulhamos, ainda, de compor uma entidade inclusiva, que simboliza trabalhadoras e trabalhadores que lutam cotidianamente contra as opressões e violências e pela defesa do direito às diversas formas de expressão identitária, dentre elas a sexualidade. Rechaçamos a discriminação, o preconceito e o discurso pautado na ignorância da anti-ciência!

Diante da grave sequência de ofensas, o SINTUFEJUF vem a público cobrar ações da Câmara Municipal de Juiz de Fora quanto ao conteúdo veiculado e reafirmar a defesa da UFJF, da democracia, do serviço e dos servidores públicos, da educação, da saúde e da ciência e das medidas de proteção e combate à covid-19 (distanciamento social, uso de máscaras, álcool em gel e vacina para toda a população).

Notícias mais lidas