Na tarde da última quinta-feira, 06 de fevereiro, o SINTUFEJUF (Sindicato dos Trabalhadores Técnico-Administrativos da Universidade Federal de Juiz de Fora) recebeu a visita da deputada federal Ana Pimentel. A reunião, que aconteceu na sede administrativa do sindicato, teve como foco as principais demandas da categoria no âmbito nacional, especialmente em relação às negociações do acordo de greve e à aprovação da Lei Orçamentária Anual (LOA).
Durante o encontro, a coordenadora geral do SINTUFEJUF e também coordenadora da Fasubra (Federação de Sindicatos de Trabalhadores Técnico-Administrativos em Instituições de Ensino Superior), Rosangela Márcia Frizzero apresentou as necessidades da categoria, abordando temas como o andamento das negociações da Fasubra, e questões pendentes de acordo de greve.
A coordenadora destacou a urgência da aprovação da LOA, uma vez que, sem sua aprovação, os compromissos firmados com o governo federal não poderão ser cumpridos. “É fundamental que a LOA seja aprovada para que os compromissos assumidos na greve chegue ao bolso dos trabalhadores”, enfatizou Rosangela. Para isso, ela pediu apoio da deputada nesta luta.
O Compromisso da Deputada Ana Pimentel
A deputada Ana Pimentel se comprometeu a lutar pelos interesses da categoria, e também destacou a importância da aprovação da LOA para garantir o cumprimento dos acordos com os trabalhadores técnico-administrativos. Ela mencionou ainda o constante contato com a Fasubra, através da coordenadora geral Cristina Delpapa. “Estou aqui para assumir o compromisso de trabalhar para que as emendas necessárias sejam apresentadas e que as negociações com o governo federal avancem”, afirmou Ana Pimentel.
A deputada ainda ressaltou a importância desse processo para a execução de políticas públicas essenciais para o país. Ana Pimentel criticou os entraves impostos por uma parte do Congresso, que está fazendo chantagem política com a aprovação da LOA, o que compromete o funcionamento adequado de políticas públicas essenciais.
“Não podemos permitir que a LOA seja impedida, pois ela é fundamental para a execução das políticas públicas no Brasil e para que os direitos dos trabalhadores, como os dos técnico-administrativos, sejam garantidos”, declarou Ana Pimentel, reforçando seu compromisso com a pressão na aprovação da LOA.
A Luta Pela Valorização dos TAEs
Dandara Felícia, coordenadora de organização e política do SINTUFEJUF, também aproveitou o momento para destacar a importância da pressão política para garantir que as demandas da categoria sejam atendidas. “Estamos aqui com a deputada Ana Pimentel para cobrar as questões que precisam ser cumpridas do acordo de greve e garantir que nossos direitos sejam respeitados”, afirmou Dandara, destacando a luta pela valorização dos técnico-administrativos das universidades, especialmente da Universidade Federal de Juiz de Fora e seus campi.
Além das questões relacionadas à LOA e ao acordo de greve, durante a reunião também foram discutidos outros temas importantes para a categoria, como a terceirização da vigilância na Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) e a situação dos Hospitais Universitários. Relatos sobre o processo de terceirização foram feitos pelos presentes, abordando a preocupação com a precarização das condições de trabalho.
Durante o evento, os coordenadores afirmaram que o diálogo com deputada Ana Pimentel contribuia para o fortalecimento da luta pela valorização dos técnico-administrativos da UFJF, do IF Sudeste MG e outras instituições de ensino superior, além de ressaltar a importância da pressão política para garantir que as pautas da categoria sejam atendidas, com a urgência necessária para o cumprimento dos compromissos firmados com o governo federal.
Notícias mais lidas