O SINTUFEJUF esteve presente ontem, 20 de outubro, na Reunião Extraordinária do Conselho Superior (CONSU) sobre o Programa de Desempenho e Gestão (PGD).
O Comitê que elaborou o PGD fez uma demonstração da minuta de resolução do programa, junto às INs aplicadas, e esclarecendo a proposta. Entretanto, o CONSU levantou questionamentos sobre o esvaziamento das unidades, a ausência de servidores nos espaços físicos, preocupação com a flexibilização da jornada e alguns conselheiros apontaram que nem todos os TAE’s entendem como vai funcionar o PGD.
Logo foi explicado que nem todas as unidades vão implementar o PGD e que o programa não compromete a flexibilização, já que aqueles funcionários que estiverem trabalhando presencialmente continuarão fazendo as seis horas diárias e que as unidades vão continuar funcionando em um regime que permite a flexibilização.
O Coordenador Geral, Carlos Martins, descreveu a reunião como tensa e de questionamentos do Conselho Superior. “Os diretores se alinharam no mesmo discurso e a pauta e os artigos do PGD nem começaram a ser discutidos.” Outro ponto que chamou a atenção dos presentes é que as perguntas e questionamentos deveriam ter sido feitos no momento de elaboração do Plano Piloto.
Para mostrar apoio ao PGD, o SINTUFEJUF convocou um ato em frente ao Centro de Ciências. O sindicato e os trabalhadores técnico-administrativos em educação compareceram com cartazes com dizeres: “Aprovar o PGD é respeitar quem faz a universidade funcionar”, “PGD agora! Promessa é dívida”, “PGD já! A categoria exige aprovação” e “Aprovem o teletrabalho já”.
A categoria lotada em Governador Valadares também demonstrou mobilização. Diante da relevância do tema, foi realizado um encontro virtual prévio com os(as) diretores(as) pela manhã. O objetivo foi reforçar o interesse dos TAE’s de Governador Valadares na implementação do Programa no campus avançado. Além disso, apesar da distância física, os trabalhadores também marcaram presença através de faixas e cartazes durante a vigília.
A expectativa agora é que uma nova reunião extraordinária do CONSU seja convocada em breve e dessa vez com foco específico na análise e discussão da minuta do PGD. Para isso, segundo Carlos, o SINTUFEJUF já está encaminhando um ofício ao CONSU para que a reunião seja marcada o quanto antes.






