SINTUFEJUF realiza rodada de entrevistas com candidatos à dirigentes do IF Sudeste MG.

02/12/2020

Nesta quinta-feira, 03 de dezembro, a comunidade acadêmica do IF Sudeste MG terá a oportunidade de escolher a nova reitoria e direção do campus JF do instituto para o quadriênio 2021-2025. A consulta eleitoral acontece através do Sistema de Votação Online adotado pelo IF Sudeste MG. Deste modo, para votar, o eleitor deverá acessar o site oficial das eleições (https://www.ifsudestemg.edu.br/eleicoes/geral-2020), utilizando o mesmo login e senha cadastrados nos sistemas SIG (SIGAA, SIPAC, SIGRH).

Podem votar todos os servidores ativos que compõem o quadro de pessoal instituição, bem como alunos que, até o dia 13 de novembro de 2020, estiverem regularmente matriculados nos cursos de ensino técnico de nível médio, de graduação e de pós-graduação, presenciais ou a distância.

A primeira entrevista, com a candidata a reitora Gláucia Franco, aconteceu às 10h desta terça-feira (1)

Com o objetivo de dialogar sobre as propostas dos futuros dirigentes do IF Sudeste MG, com destaque para o papel dos técnico-administrativos em educação, o coordenador geral do SINTUFEJUF, Flávio Sereno e os representantes dos TAEs na reitoria e campus Juiz de Fora, Daniele Fabre, Janicrélia da Fonseca, Sandro Teófilo, Thiago Melo, Pedro Rocha e Welson Avelar entrevistaram os três candidatos à reitoria André Diniz, Gláucia Franco e Luiz Carlos e a candidata à direção do campus Juiz de Fora, Cláudia Coura. Todas as entrevistas foram transmitidas ao vivo e estão disponíveis nos Youtube e Facebook do SINTUFEJUF. A categoria pôde participar enviando perguntas previamente por e-mail.

Cada entrevista com os candidatos à reitoria contou com duas horas de duração, e uma hora para a única candidata à direção. Pedro Rocha ressalta que nesse espaço, os candidatos puderam expor suas propostas, concepções sobre o trabalho dos servidores e da instituição. Para ele, a abertura e a disposição para o diálogo são fundamentais para aprimorar os debates e caminhar continuamente para a melhoria da instituição como local de trabalho, de convivência e de troca de experiências de toda a comunidade acadêmica.

A segunda entrevista, com a candidata à diretoria do campus JF Cláudia Coura, ocorreu às 14h também desta terça-feira (1).

De acordo com a técnico-administrativa Daniele Fabre a promoção das entrevistas com os candidatos à reitoria do IF Sudeste é de extrema importância para fomentar a divulgação de propostas e posicionamentos dos candidatos, sobretudo no contexto de isolamento social, em que não está sendo possível os debates presenciais e a troca de ideias com os colegas durante o expediente. “Considerei os três encontros extremamente produtivos e estou certa de que foi útil para contribuir na escolha ou ratificação dos votos”, afirma. O TAE Thiago Melo também classificou os encontros como produtivo, destacando a importância da discussão dos anseios dos TAEs em relação ao campus Juiz de Fora e a Reitoria. “Acho que vai ser muito proveitoso para o avanço da instituição”, disse Thiago. “Amanhã, com a eleição, a democracia no Instituto Federal será preservada”, finaliza.

A técnica-administrativa em educação Janicrélia da Fonseca também reafirmou o significado da democracia, e disse que “através de um espaço de diálogo transparente e permanente e de oportunidades igualitárias que o servidor tem, não só a representatividade, como a participação efetiva”. Para a TAE, as entrevistas reforçam a integração entre os servidores e os dirigentes da instituição. “Foi com muito respeito que o SINTUFEJUF conduziu o processo das entrevistas, dando tratamento igualitário a todos os candidatos”, conclui.

A terceira e última entrevista de ontem (1) foi às 19h, com o candidato a reitor Luiz Carlos.

Conforme Pedro Rocha, a atuação do SINTUFEJUF neste processo foi muito importante para reforçar com todos os servidores a importância do diálogo e também da relevância de ter um órgão de representatividade e articulação dos temas caros a toda instituição. “A organização de rodadas de entrevistas com os candidatos à reitoria mostrou-se muito proveitosa, sinalizando o reconhecimento do SINTUFEJUF como entidade sindical representativas de servidores deste instituto, mas também e sobretudo para ouvirmos as propostas dos candidatos e questioná-los a partir das demandas dos TAEs”, explica.

Para Welson Avelar, o diálogo estabelecido com os candidatos e candidata ao cargo de reitor foi bastante proveitoso. “Esta pluralidade de chapas favorece a democracia na medida em que há o confronto de diversas ideias para a construção do Instituto que queremos. Ressalto a participação construtiva do SINTUFEJUF ao propor as entrevistas ao vivo, dando voz e força à classe TAE, acredito que não apenas do campus Juiz de Fora e Reitoria, mas do Instituto inteiro”, avalia. O técnico-administrativo em educação Sandro Teófilo também parabenizou a participação do sindicato na construção das entrevistas. “Certamente seja qual for a gestão que venha a ser eleita, a gente já tem um canal de diálogo aberto e a possibilidade de colocar as nossas pautas no que diz respeito a nossa vida de trabalho”, destaca Sandro. Ele também reforça que a iniciativa consolidou o SINTUFEJUF como representação dos TAEs no IF Sudeste MG. “A gente recebeu o feedback de colegas e o retorno foi positivo. As pessoas agradeceram a iniciativa de fazer as transmissões e delas serem gravadas para que as pessoas pudessem assistir posteriormente”.

A última entrevista aconteceu hoje (2) às 8h, com o candidato a reitor André Diniz. Todas as entrevistas estão disponíveis no canal do Youtube e no Facebook do sindicato.

Agora, com o conhecimento das propostas por parte da comunidade acadêmica, Pedro Rocha acredita ser possível para cada TAE definir com mais clareza sua posição. “Amanhã teremos mais uma oportunidade para exercermos nossa responsabilidade cidadã, coletiva e democrática. A contribuição de todos é importante, pois nossa instituição depende de cada um de nós para ter sucesso, além é claro, de gestores comprometidos e preparados para lidar com os desafios que se apresentam” conclui Pedro, que parabeniza a todos os candidatos pela coragem de se posicionarem neste momento.

Notícias mais lidas