Notícias

Avisos

Informes

Universidades

Sindicalizados

Entreterimento

SINTUFEJUF promove Encontro 20 de Novembro com debates, cultura e valorização da Consciência Negra

29/10/2026

Evento será realizado nos dias 27 e 28 de novembro, com programação aberta à sociedade, homenagem à militante Adenilde Petrina Bispo e atividades de formação, cultura e integração. Inscrições começam em 3 de novembro.

O SINTUFEJUF realiza, nos dias 27 e 28 de novembro, o Encontro 20 de Novembro – Consciência Negra, uma iniciativa que reafirma o compromisso da entidade com a luta antirracista, a promoção da igualdade racial e a valorização da história e da cultura afro-brasileira. A programação será realizada na Sede Administrativa e na Sede Campestre do Sindicato, reunindo debates, manifestações culturais, oficinas, exposições e momentos de convivência.

Aberto à categoria e à sociedade, o encontro busca ampliar o diálogo sobre o racismo estrutural, as desigualdades raciais e os desafios enfrentados pela população negra no Brasil. Mais do que uma celebração, a proposta é transformar o mês da Consciência Negra em um espaço de reflexão, formação política e fortalecimento da luta por direitos.

Celebrado em 20 de novembro, o Dia Nacional de Zumbi e da Consciência Negra homenageia a resistência de Zumbi dos Palmares e simboliza a luta histórica da população negra contra a escravidão, o racismo e todas as formas de discriminação. A data também convida à reflexão sobre as desigualdades que persistem na sociedade brasileira e a necessidade de políticas públicas capazes de enfrentá-las.

Primeiro dia será dedicado à formação política e ao debate

Na sexta-feira, 27 de novembro, a programação acontece no auditório da Sede Administrativa do SINTUFEJUF, a partir das 13h.

A abertura contará com a participação de representantes institucionais e de movimentos sociais, entre eles a reitora da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), Girlene Silva; Giane Elisa, da Secretaria Especial da Igualdade Racial; Nilza Lino, coordenadora de Aposentados do SINTUFEJUF; Penha, ouvidora da Saúde; e Sandra de Jesus, presidenta do Conselho Municipal de Promoção da Igualdade Racial (Compir).

Um dos momentos mais significativos da programação será a homenagem à companheira Adenilde Petrina Bispo, cuja trajetória de militância e compromisso com a justiça social deixou importantes contribuições para o movimento negro, a luta antirracista e a organização da classe trabalhadora.

A homenagem busca preservar sua memória e reconhecer o legado de quem dedicou parte de sua vida ao enfrentamento das desigualdades e à defesa de uma sociedade mais justa.

Na sequência, uma mesa de debates, com mediação de Cleide Spindola, abordará quatro temas fundamentais para a compreensão das relações raciais no Brasil:

  • Cotas raciais: Danielle Telles da Cruz;
  • Juventude: Penélope Rosa da Silva;
  • Mortalidade e violência contra as mulheres negras: Ana Maria Beatriz Quirino;
  • Religiosidade: Isabel Cristina Nascimento.

As exposições serão seguidas de um debate aberto ao público, permitindo a troca de experiências, reflexões e propostas. O encerramento das atividades está previsto para as 17h, após um momento de confraternização.

Cultura, ancestralidade e integração na Sede Campestre

No sábado, 28 de novembro, as atividades serão realizadas na Sede Campestre do SINTUFEJUF, a partir das 10h, com uma programação voltada à valorização das expressões culturais afro-brasileiras, da ancestralidade e da convivência.

O dia terá início com uma celebração católica inculturada, seguida de apresentações culturais de hip-hop e capoeira, manifestações que carregam importantes elementos da história, da resistência e da identidade negra.

A programação também contará com oficinas, feira de artesanato e a exposição “Negra Jô”, ampliando os espaços de expressão artística, valorização cultural e encontro entre diferentes gerações.

Para facilitar a participação, o Sindicato disponibilizará transporte até a Sede Campestre, com saídas previstas da Sede Administrativa às 8h e às 9h.

As atividades seguem até às 17h.

Consciência Negra é compromisso permanente

Para o GT Antirracismo do SINTUFEJUF, o enfrentamento ao racismo não pode ficar restrito a uma data comemorativa. Trata-se de uma luta permanente, que também atravessa as relações de trabalho, o acesso à educação, as oportunidades profissionais, a representação política e a garantia de direitos.

No serviço público e nas instituições de ensino, esse compromisso se traduz na defesa de políticas de inclusão, ações afirmativas, respeito à diversidade e condições igualitárias de acesso e permanência.

O Encontro 20 de Novembro pretende, assim, fortalecer os laços entre a categoria, os movimentos sociais e a comunidade, reconhecendo que a construção de uma sociedade democrática passa, necessariamente, pelo combate ao racismo e pela valorização da população negra.

Inscrições abertas a partir de 3 de novembro

O evento é aberto à sociedade, com 80 vagas disponíveis. As inscrições poderão ser realizadas entre os dias 3 e 19 de novembro, pelo telefone (32) 3215-7979 ou presencialmente na Sede Administrativa do SINTUFEJUF, localizada na Rua Santo Antônio, 309, Centro, em Juiz de Fora.

Serviço – Encontro 20 de Novembro: Consciência Negra

27 de novembro (sexta-feira)
Horário: 13h às 17h
Local: Auditório da Sede Administrativa do SINTUFEJUF

28 de novembro (sábado)
Horário: 10h às 17h
Local: Sede Campestre do SINTUFEJUF
Transporte: saídas da Sede Administrativa às 8h e às 9h

Inscrições: 3 a 19 de novembro
Vagas: 80, limitadas
Telefone: (32) 3215-7979
Endereço para inscrição presencial: Rua Santo Antônio, 309, Centro – Juiz de Fora/MG

Realização: SINTUFEJUF
Parceiros: UNEGRO, SINTUFRJ, UNIMED, IUNG e ASSIS.