
Os coordenadores do SINTUFEJUF, Cleide Spíndola e Ronaldo Dias, participaram entre os dias 15 e 17 de outubro, em Brasília, do XII Encontro Nacional de Aposentados(as), Aposentandos(as) e Pensionistas, promovido pela FASUBRA Sindical. O evento reuniu delegações de todo o país com o objetivo de debater temas fundamentais que envolvem a vida, os direitos e a valorização dos servidores técnico-administrativos aposentados das Instituições Federais de Ensino.
Com o lema da valorização, dignidade e memória da categoria, o encontro reafirmou o compromisso histórico da FASUBRA com a defesa de políticas públicas inclusivas e da justiça social para quem dedicou a vida ao serviço público e à educação brasileira. A programação ocorreu no Auditório da Saúde da UnB e no Auditório Nereu Ramos, na Câmara dos Deputados, com mesas sobre saúde, previdência, carreira, políticas públicas e convivência intergeracional.
No primeiro dia, os participantes acompanharam a fala das deputadas Erika Kokay e Alice Portugal, que relembraram a importância da mobilização dos servidores públicos ao longo da história, citando a primeira greve do funcionalismo federal, em 1982, durante o regime militar. “As deputadas conclamaram os aposentados a se unirem nas causas atuais contra a reforma administrativa, que ataca o serviço público como um todo, especialmente nas áreas de saúde e educação”, relatou Ronaldo Dias.
Ainda segundo ele, os representantes das entidades de base realizaram, à tarde, entregas de reivindicações nos gabinetes dos deputados, reforçando pautas como o auxílio nutrição, a extensão da assistência à saúde suplementar para todos os servidores, a derrubada do Decreto 10.620/2021, o reposicionamento dos aposentados na carreira PCCTAE e a valorização do envelhecimento ativo nas universidades.
O segundo dia do encontro foi dedicado a análises jurídicas e previdenciárias. “O Dr. Luiz Fernando alertou para o risco de uma nova reforma previdenciária, prevista possivelmente para 2027, devido ao desequilíbrio no regime próprio e à falta de recomposição da força de trabalho”, explicou Ronaldo. Ele também destacou a necessidade de fortalecer a organização dos aposentados e de garantir paridade e integralidade nos benefícios, “para que o servidor não perca o direito de recompor o salário com base na ativa”, conta.
Já no último dia, as discussões se voltaram para a saúde física, mental e emocional na terceira idade, com abordagens sobre sexualidade, qualidade de vida e envelhecimento saudável.
Para Cleide Spíndola, o encontro representou um marco na valorização da memória e da trajetória dos aposentados. “Foi de grande relevância na história da nossa luta. Abordou desde a qualidade de vida e saúde mental até temas sobre afetividade e sexualidade na maturidade, além de resgatar a história de resistência dos nossos servidores”, afirmou.
A coordenadora também destacou o papel inspirador da deputada Alice Portugal, que rememorou “os cortes de salário e as retaliações sofridas em 1982, quando os servidores resistiram bravamente em defesa da categoria”. Para Cleide, o evento foi um espaço de troca, aprendizado e fortalecimento. “Foi enriquecedor participar desse maravilhoso encontro em defesa da memória e valorização dos nossos aposentados e aposentadas. Hoje sou só gratidão pelo privilégio de ter feito parte desse momento tão grandioso e histórico para nossa categoria.”, conclui.








