SINTUFEJUF participa de reunião ampliada da FASUBRA e marca posição em defesa da recomposição salarial e da Democracia brasileira

20/01/2023

O SINTUFEJUF participou nesta quinta-feira, 19, da reunião ampliada da Federação De Sindicatos De Trabalhadores Técnico-Administrativos em Instituições de Ensino Superior Públicas Do Brasil (FASUBRA). O evento foi marcado por falas em defesa da Democracia brasileira, em resposta aos atos golpistas do dia 8 de janeiro, além de ter contado com informes da direção do sindicato nacional acerca da previsão da Plenária em março e a articulação de campanha salarial junto com Fórum das Entidades Nacionais dos Servidores Públicos Federais (FONASEFE) e Fórum Nacional de Carreiras Típicas de Estado (FONACATE). O encontro aconteceu em formato online e teve cerca de duas horas e meia de duração.

A reunião foi aberta com falas em defesa do Estado Democrático de Direito e do novo governo democraticamente eleito por parte da direção da FASUBRA e das demais entidades sindicais presentes. Após este momento, foi informado que a XXIV CONFASUBRA irá ocorrer entre os dias 18 e 21 de maio, em Brasília. Para mais informações sobre o Congresso, acesse a tabela com as datas.

Em momento posterior, houve o repasse sobre a cobrança realizada na apresentação do secretário de Gestão de Pessoas e Relações de Trabalho, Sérgio Mendonça, e a ministra Esther Dweck, do Ministério de Gestão, no dia 12, pela FASUBRA, FONACATE, FONASEFE e outras entidades do serviço público federal, para o reajuste salarial da categoria e a abertura de negociações entre as entidades sindicais e o governo. Os servidores públicos federais estão desde janeiro de 2017 sem nenhuma espécie de recomposição salarial ou correção inflacionária. Os benefícios estão há mais de seis anos sem receber correção. Segundo o secretário, “na pior das hipóteses”, as negociações devem iniciar no início de fevereiro. Na oportunidade, a FASUBRA relembrou ao secretário e à ministra que o protocolo da pauta de reivindicações foi feita no dia 2 de janeiro, e refez a entrega por via impressa em mãos de ambos.

Houve ainda um momento de informes de base, onde foram repassadas para entidade nacional algumas críticas acerca da comunicação da FASUBRA, atualizações sobre a implementação do Programa de Gestão e Desempenho (PGD)/Teletrabalho, além de falas destacando a importância da recomposição salarial. 

O SINTUFEJUF foi representado na reunião ampliada da FASUBRA pela coordenadora geral do sindicato, Maria Ângela Ferreira, a coordenadora de educação e formação sindical, Elaine do Bem, e o coordenador de administração e finanças, Luiz Tegedor. O coordenador destaca que os informes sobre o Congresso são o que mais interessa neste momento, tendo em vista que a eleição de uma nova diretoria, ou a permanência da mesma, alteram significativamente a direção política da entidade. Além disso, ele ressalta a importância da luta em defesa da democracia e a reivindicação de melhores condições de trabalho para os TAEs.

“A direção teve seu mandato ampliado por conta da pandemia. Neste momento já temos condições sanitárias de fazer o Congresso e ele já está encaminhado. Lá poderemos discutir as nossas políticas para o próximo período e definir a direção da política da FASUBRA. A importância é fundamental de decidirmos essas diretrizes políticas para a próxima gestão. Mas é fundamental que continuemos lutando por democracia, além de fazer a luta da nossa categoria, reivindicando melhores salários e condições de trabalho para a classe”, defende Luiz.

“Precisamos lutar por democracia e precisamos fazer a luta da nossa categoria, reivindicando melhores salários e condições de trabalho para a classe”.

Notícias mais lidas