SINTUFEJUF marca presença no ato unificado do 1º de Maio em Juiz de Fora

05/05/2025

O SINTUFEJUF (Sindicato dos Trabalhadores Técnico-Administrativos em Educação das Instituições Federais de Ensino) participou ativamente do ato unificado do 1º de Maio, realizado na última quinta-feira, na Praça Antônio Carlos, em Juiz de Fora. A mobilização reuniu milhares de pessoas e teve como objetivo reafirmar a luta pelos direitos da classe trabalhadora.

A atividade, organizada por centrais sindicais como a CUT, contou com a participação de trabalhadores de diversas categorias, movimentos populares, militantes e lideranças políticas. Durante o ato, as pautas prioritárias do movimento sindical foram levadas às ruas em defesa de melhores condições de trabalho e justiça social.

Além dos pronunciamentos das entidades organizadoras, o evento também teve um caráter cultural e familiar, com apresentação de roda de samba e atividades para as crianças, como pula-pula e distribuição de pipoca.

Atendendo à orientação da FASUBRA, o SINTUFEJUF aderiu ao ato local com destaque para suas principais reivindicações: o cumprimento integral do Termo de Acordo, incluindo a implementação da jornada de 30 horas para todos os técnico-administrativos, o reposicionamento dos aposentados no PCCTAE para garantir a unidade da categoria, a criação do RSC-TAE com abrangência para toda a base e cargos que reflitam a qualificação dos trabalhadores. Também foi reforçada a necessidade de explicitação dos steps e da correlação entre as tabelas, conforme previsto no texto construído pela CNSC-MEC.

A presença de parlamentares como a deputada federal Ana Pimentel (PT), o deputado estadual Betão (PT) e a vereadora Laiz Perrut contribuiu para reforçar o caráter político da mobilização.

Durante as falas, diretores do SINTUFEJUF e demais lideranças sindicais destacaram reivindicações importantes da classe trabalhadora, como o fim da escala 6×1, a redução da jornada de trabalho sem redução salarial, a isenção do Imposto de Renda para quem ganha até R$ 5 mil e a taxação dos super-ricos.

Notícias mais lidas