SINTUFEJUF marca presença em ato em Brasília em Dia Nacional de Luta das servidoras e servidores públicos

15/03/2022

Na próxima quarta-feira, 16, Dia Nacional de Lutas, Mobilizações e paralisação das servidoras e servidores públicos, a coordenadora de Organização e Política Sindical do SINTUFEJUF, Natália Paganini, participa de um grande ato em Brasília. A manifestação terá concentração no Espaço do Servidor e seguirá em caminhada até o Ministério da Economia.

Segundo Natália, a data foi escolhida para pressionar o governo para a negociação da reposição salarial, além da derrubada da PEC 32 e revogação da EC95. “A proposta das categorias é de 19,99%, embora nós, trabalhadoras/es da educação, acumulemos muito mais perdas. Será um dia importante para o fortalecimento da Campanha Unificada, que faz parte da Jornada de Lutas dxs SPF, e para a mobilização de diversas categorias em todo o país”, afirma.

Trata-se de um pontapé rumo à greve geral, prevista para o próximo dia 23. Desta forma, será um momento de ultimato ao governo Bolsonaro, que há 2 meses (desde 18 de janeiro) se nega a receber as entidades e a considerar as reivindicações apresentadas em conjunto pelas categorias organizadas no Fonasefe – Fórum das Entidades Nacionais dos Servidores Públicos Federais – e no Fonacate – Fórum Nacional das Categorias Típicas de Estado. “Nesse momento de agravamento da pobreza, aprofundado pela pandemia e pela forma como nosso governo lida com a crise, os serviços públicos tornam-se ainda mais importantes e necessários. Ao invés de valorizá-los, assistimos a uma precarização por parte de um governo negacionista de ultra-direita. A resposta, mais uma vez, virá da rua e da mobilização de trabalhadoras e trabalhadores!”, explica a coordenadora.

A deflagração da greve no dia 23 de março será votada pelas trabalhadoras e trabalhadores técnico-administrativos em Educação da UFJF e IF Sudeste MG na próxima quinta-feira, 17, às 9h, em assembleia geral.

Notícias mais lidas