A coordenadora de Organização e Política Sindical do SINTUFEJUF, Dandara Felícia, fez um pronunciamento para esclarecer acusações feitas em vídeo divulgado por um ex-diretor da entidade e atual diretor da Fasubra. Segundo ela, é inverídica a afirmação de que a atual gestão não atua de forma democrática.
Dandara ressaltou que a direção foi eleita legitimamente pela categoria e vem conduzindo o sindicato de acordo com o estatuto da entidade, que determina a realização de assembleias presenciais. “Estamos garantindo juridicamente que todas as decisões sejam tomadas em assembleia presencial, porque é esse espaço que fortalece a luta da categoria”, afirmou. Ela destacou ainda que, no caso do campus de Governador Valadares, é assegurada a participação online por ser uma unidade fora de Juiz de Fora.
A coordenadora também denunciou episódios de assédio e ataques sofridos pela atual direção pela gestão anterior, incluindo situações de machismo e racismo. Além disso, lembrou que a antiga direção não apresentou a prestação de contas finais do mandato, motivo pelo qual tentou ocupar vagas no atual Conselho Fiscal. “Estamos levantando todos os gastos da gestão anterior para prestar contas à categoria, porque esse é o compromisso do sindicato com a transparência”, pontuou.
Dandara comparou as recentes acusações a uma “tentativa de golpe” contra a direção eleita. “Assim como Bolsonaro, que não aceitou sua derrota, a antiga gestão não conseguiu montar uma chapa, perdeu no voto e agora tenta deslegitimar a atual direção. Nós não vamos permitir”, concluiu.