SINTUFEJUF e reitoria do IF Sudeste MG discutem implementação de Trabalho Remoto para TAEs

29/07/2022

No último dia 21, o SINTUFEJUF se reuniu com o reitor do IF Sudeste MG André Diniz para discutir a implementação do trabalho remoto no instituto. De acordo com a técnico-administrativa Daniele Fabre, no primeiro momento foi tratado sobre a possibilidade de adesão ao trabalho remoto para os servidores do grupo de risco e os que são cuidadores em suas famílias. Entretanto, a resposta do reitor foi que não encontra amparo legal para suprir essa necessidade de imediato, a não ser a partir da minuta do programa de gestão que já está aprovada desde o dia 15 de julho e que existe expectativa de implantação do sistema nos próximos meses.

Conforme a minuta, a adesão será via edital e contemplará também o servidor que estiver em um setor flexibilizado. “A categoria está bastante animada com a possibilidade e há expectativa de grande adesão por parte dos servidores”, afirma Daniele. Para ela, os pontos positivos do Programa de Gestão são a economia com transporte e alimentação e a possibilidade de trabalhar por demanda. Já em relação aos pontos negativos, ela considera a falta de contrapartida financeira para o servidor que aderir, visando minimizar os gastos com equipamentos e Internet. “Mas essa foi uma limitação da normativa, que prevê em seu art 23 que os servidores que optarem por aderir devem arcar com possíveis custos extras”, pondera.

Segundo Daniele, foi adotado o mesmo sistema implantado no IF Sertão PE e realizado um curso de capacitação voltado para o pessoal do TI. O próximo passo é a capacitação das chefias imediatas, que irão ajudar na definição das atividades de cada setor.

Em relação a previsão de implementação, Daniele explica que o reitor não garantiu um prazo exato, por considerar que pode ocorrer entraves na implantação do sistema, mas acabou mencionando os meses de outubro/novembro.

Notícias mais lidas