Na última terça-feira (18), coordenadores do SINTUFEJUF, Carlos Augusto Martins e Rogério Silva, se uniram a dirigentes da FASUBRA Sindical e demais delegados(as) das entidades em uma intensa agenda de mobilização, com o objetivo de pressionar o parlamento para a votação e aprovação imediata da Lei Orçamentária Anual (LOA) e em defesa do cumrpimento do Acordo de Greve. O movimento destaca a urgência da LOA para garantir recursos fundamentais ao fortalecimento das universidades públicas e à valorização dos trabalhadores e trabalhadoras do setor.
De acordo com Rogério Silva, coordenador de aposentados, a mobilização teve início com um ato no Aeroporto Internacional de Brasília, onde dirigentes e delegados da FASUBRA, juntamente com o SINTUFEJUF, realizaram uma ação simbólica de recepção aos parlamentares que chegavam à capital federal. O protesto visou sensibilizar os parlamentares sobre a importância da LOA, que destina recursos essenciais para o funcionamento das instituições públicas de ensino e serviços essenciais à sociedade. “Organizamos uma espécie de corredor para que os parlamentares que estavam desembarcando passassem. Foi uma atividade muito positiva. Saindo do aeroporto, fomos para a frente do Banco Central para fazer um manifesto contra a alta dos juros.”, conta Rogério.
Após o ato no aeroporto, a comitiva seguiu para a Câmara dos Deputados, onde realizou visitas aos gabinetes de diversos deputados, incluindo o da deputada Ana Pimentel (PT). Apesar de muitos parlamentares estarem ausentes, os dirigentes foram recebidos por assessores, com quem discutiram a necessidade urgente da aprovação da LOA e a importância da destinação de recursos para a educação pública.
Segundo o coordenador geral do SINTUFEJUF, Carlos Augusto, a deputada Ana Pimentel, que estava presente para a reunião, demonstrou sensibilidade à causa e reforçou seu compromisso em apoiar a luta por mais recursos para as universidades públicas. Durante o encontro, a deputada afirmou que, se depender dela, fará todo o possível para garantir a aprovação da LOA, e que as portas de seu gabinete estarão sempre abertas para futuras discussões.
Carlos explicou que a visita ao gabinete de Ana Pimentel já estava prevista, mas a mobilização na Câmara dos Deputados foi uma oportunidade para reforçar a importância de votar a LOA o mais rápido possível. Segundo Martins, a deputada se comprometeu a pressionar para que a votação aconteça ainda nesta semana, embora a comissão mista de orçamento tenha informado que a aprovação no plenário pode ser mais difícil, com a possibilidade de adiamento para o mês de abril.
Em seguida, a delegação do SINTUFEJUF e FASUBRA dirigiu-se ao Ministério da Educação (MEC), onde se reuniu com o professor Marcus Vinícius David, atual secretário do MEC e ex-reitor da UFJF. Para Carlos, a reunião foi uma oportunidade para discutir os desafios enfrentados pelas universidades e os impactos da recente medida provisória, que deixou pendentes vários pontos do acordo. Durante o encontro, foi agendada uma nova reunião para o próximo dia 28, com a promessa de que as pautas da FASUBRA seriam levadas diretamente ao ministro da Educação. “A visita ao Marcus Vinícius David foi importante porque fomos pedir a colaboração do MEC nas nossas pautas. Ele se comprometeu a levar nossas reivindicações diretamente ao ministro da Educação, o que é um avanço importante para nós.”, explica Carlos.
Carlos Augusto Martins ainda enfatizou o papel da FASUBRA na mobilização: “A FASUBRA tem sido fundamental nessa luta. Levamos a coordenadora Rosângela Gomes da FASUBRA para garantir que nossas pautas sejam encaminhadas com a maior urgência possível. Saímos da reunião com a garantia de um novo encontro no dia 28 para seguir com os encaminhamentos.”, finaliza.
Notícias mais lidas