SINTUFEJUF e entidades participam da Reunião Ampliada Unificada da Educação 

23/05/2022

O SINTUFEJUF participou neste sábado, 21 de maio, da Reunião Ampliada Unificada da Educação convocada pela ANDES, FASUBRA e SINASEFE, em formato híbrido. O encontro teve como objetivo construir uma pauta de reivindicações da educação federal e consolidar o chamamento da greve da educação de forma unificada. 

A Reunião foi  acompanhada através de uma sala virtual com participação de representações das entidades que fizeram suas intervenções por via remota, com transmissão simultânea pelas redes sociais do ANDES e FASUBRA.

Após a greve de 40 dias, o SINTUFEJUF retornou ao estado de greve. Nesse tempo foi possível negociar parte das pautas locais na UFJF e no IF Sudeste MG.  De acordo com o coordenador geral do SINTUFEJUF, Flávio Sereno, o sindicato está acompanhando as movimentações nacionais que acontecem entre as categorias do serviço público, particularmente as do setor da educação. “Embora o encontro nacional entre FASUBRA, ANDES e SINASEFE seja um marco importante, está meses atrasado e ainda hoje não tem um calendário em comum de deflagração de greve. Essa ação conjunta se perdeu ainda em março e hoje cada entidade tem sua própria agenda. O SINASEFE está em greve com adesão ainda baixa, ANDES está em definição de data e a FASUBRA agendou plenária nacional só para o mês de junho e sequer tem greve na pauta”, declarou Flávio. 

Flávio ainda destacou que o governo continua oscilando nas declarações na imprensa entre um reajuste muito abaixo do reivindicado pela categoria ou apenas não sinalizando ajuste algum, exceto para a área da segurança pública. Para Flávio o não alinhamento das entidades enfraquece as mobilizações deixando o governo menos pressionado na definição do orçamento.

De acordo com o representante da Fasubra presente na reunião, Antônio Alves Neto, a entidade possui uma plenária marcada do dia 3 ao dia 5 de junho, já com uma deliberação de greve unificada para o setor da educação, porém o ANDES ainda apresenta dificuldades no processo de deflagração de greve. 

A reunião também apontou a tomada de um calendário unificado de lutas para primeira quinzena de junho, uma pauta unificada que deve ser entregue ao MEC na próxima semana e a participação das entidades no ato organizado pela FONASEFE no dia 31 de maio.

Notícias mais lidas