SINTUFEJUF e APES solicitam à PROGEPE número de beneficiários do contrato da UFJF com a Unimed

09/09/2022

Conforme deliberação da assembleia geral das trabalhadoras e trabalhadores técnico-administrativos em educação da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) e Instituto Federal Sudeste MG, o SINTUFEJUF em conjunto com a Apes encaminhou um ofício à Pró-reitora de Gestão de Pessoas da UFJF (PROGEPE) solicitando o número de beneficiários que estão no contrato da UFJF com a Unimed. No documento, as entidades pediram que os dados sejam enviados separadamente, discriminados por TAEs, docentes, dependentes de TAEs, dependentes de docentes, e outros. Além disso, foi solicitado o quantitativo de TAEs e docentes que deixaram o plano nos últimos 5 anos.

A solicitação ocorre devido ao último reajuste da mensalidade, definido em 19,8%. Ainda no período de negociações, quando já se esperava um índice alto, a assembleia, realizada de forma híbrida no dia 10 de agosto, encaminhou que o sindicato, identificasse o número de TAEs do contrato a fim de tentar negociar um convênio com valores mais acessíveis para a categoria. 

De acordo com o coordenador do SINTUFEJUF, Flávio Sereno, o objetivo é ter uma melhor compreensão da participação da categoria no contrato. “Estas informações poderão ser úteis em novas negociações, na formulação do próximo edital que a UFJF vai publicar no próximo ano e na construção de alternativas. A APES está interessada também em conhecer estes números pelos mesmos motivos”, afirma.

A preocupação é de que com o aumento das mensalidades, muitas pessoas não consigam manter o plano, perdendo assim a possibilidade de continuidade em tratamentos e atendimentos médicos.

Notícias mais lidas