SINTUFEJUF e APES realizam atividades político-culturais na UFJF no dia 26, sábado

23/11/2022

O SINTUFEJUF e a APES preparam atividades conjuntas pelo Mês da Consciência Negra
Mais uma vez, a APES e o Sintufejuf realizam uma série de atividades conjuntas para reafirmar a luta das entidades contra o racismo e celebrar o Mês da Consciência Negra. No próximo sábado, 26 de novembro, algumas atividades político-culturais serão realizadas na Àgora da UFJF e na sede da APES.

O evento se inicia às 14 horas, na Ágora, com a apresentação do Maracatu Trovão Roza. Logo após, às 15h, tem início, na sede da APES, a vivência, uma oficina ministrada por Diogo Veiga, músico, capoeirista, arte-educador e pesquisador da cultura popular brasileira e musicalidade Africana, investigador das técnicas de confecção dos instrumentos africanos.

Inscrição para a oficina

Para participar da oficina de tambores é preciso enviar mensagem de whatsapp para o número 99109-2284 com o texto “quero participar da oficina de tambores no dia 26” dando nome completo. As vagas são limitadas a 10 pessoas, no entanto, quem for levar o próprio atabaque não precisa fazer inscrição. Qualquer dúvida, basta entrar em contato com Diogo Veiga pelo cel 98708-2597. A oficina vai fazer um estudo sobre os tambores dentro da tradição e da religiosidade afro-brasileiras, com exercícios básicos para aprender as notas e ritmos Agabi, Congo e Base Inicial do Samba e suas variantes.

Logo após, às 16h, samba de roda Ẹgbẹ Tóbi ọdẹ – Diogo Veiga e Grupo. O evento conta ainda com a apresentação do grupo de Grupo de Dança Afro Brasileira Makamba.

A programação continua no dia 30 de novembro com palestras, que terão divulgação confirmada ao longo da semana.

Também serão publicadas, nos canais de comunicação da APES e do Sintufejuf, entrevistas com as professoras Fernanda Thomaz (UFJF) e Kelly Silva (UEMG).

Kelly é Doutora e Mestre em Educação pela UFJF, presidenta da Comissão Central de Heteroidentificação da UEMG e vice diretora da UEMG Ubá e integra o Conselho Municipal de Promoção de Igualdade Racial de Ubá – COMPIR.

Fernanda é professora adjunta de História da África e do Programa de Pós-Graduação em História da UFJF, doutora em História pela UFF, coordenadora do LABHOI/AFRIKAS e autora do livro recém-lançado “Casaco que se despe pelas costas – história do colonialismo, justiça e agências africanas em moçambique”.

Notícias mais lidas