SINTUFEJUF E APES ORGANIZAM CARAVANA PARA ATO NACIONAL NO RIO DE JANEIRO

17/10/2017

Os técnico-administrativos em educação (TAEs) da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) estão solidários aos trabalhadores da Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ). Em assembleia geral da categoria TAE realizada ontem, 16 de outubro, em Juiz de Fora e Governador Valadares, foi deliberada a participação no Ato Nacional S.O.S. Educação Pública. A atividade acontecerá a partir das 14h do dia 19 de outubro na Concha Acústica da UERJ.

O Sindicato dos Trabalhadores Técnico Administrativos em Educação das Instituições Federais de Ensino (Sintufejuf) junto com a Associação dos Professores do Ensino Superior (Apes) estão organizando a caravana para participar do ato. Durante a assembleia foi disponibilizada uma lista para inscrição. No entanto, quem ainda tiver interesse, pode entrar em contato com o Sintufejuf pelo telefone 3215-7979, ou fazer a inscrição pelo e-mail comunicacao@sintufejuf.org.br, informando nome completo e identidade, até a meia noite de hoje, dia 17. A Caravana de Juiz de Fora está marcada para sair da APES (Campus UFJF), às 9h da manhã do dia 19 de outubro.

 

Crise na UERJ

Desde 2016, o estado do Rio de Janeiro passa por uma grave crise financeira protagonizada pela corrupção do ex-governador Sérgio Cabral e pelo governo de Luiz Fernando Pezão. Com isso, a UERJ etá em situação de precariedade imposta pelo Estado. Técnico-administrativos, professores e trabalhadores terceirizados estão com salários atrasados (inclusive o 13º salário de 2016), e o futuro da universidade é incerto.

O ato é organizado por diversas entidades e movimentos estudantis, como a Federação de Sindicatos de Trabalhadores Técnico-Administrativos em Instituições de Ensino Superior Públicas do Brasil (Fasubra), Sindicato Nacional dos Docentes das Instituições de Ensino Superior (Andes-SN), Sindicato dos Trabalhadores das Universidades Públicas Estaduais no Estado do Rio de Janeiro (Sintuperj), Diretório Central dos Estudantes da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (DCE-UERJ) entre outras. Além da defesa das universidades do estado do Rio de Janeiro, UERJ, Universidade Estadual do Norte Fluminense (UENF) e Fundação Centro Universitário Estadual da Zona Oeste (UEZO), o ato também reivindica verbas para a educação, revogação da Reforma Trabalhista, “Fora Temer!”; contra o desmonte do serviço público; “Não” à Reforma da Previdência; em defesa da carreira dos técnicos administrativos em educação; contra pacote anti-servidor; e Pela construção da Greve Geral!

É fundamental  a união de trabalhadores e estudantes de universidades de todo o Brasil em defesa da educação pública! Participe do ato! Faça sua inscrição!

Notícias mais lidas