SINTUFEJUF distribui adesivos da campanha “Fora, Weintraub!”

06/02/2020

Estão disponíveis na sede administrativa do sindicato os adesivos da campanha “Fora, Weintraub!”. Aprovada em Plenária Nacional da Fasubra, em dezembro de 2019, a campanha, que teve adesão do SINTUFEJUF, pede a demissão imediata do atual Ministro da Educação Abraham Weintraub.

Diante de um comportamento que não condiz com a postura esperada de um ministro de Estado, parlamentares e estudantes também fazem coro contra Weintraub. No último dia 05, 19 parlamentares entraram no Supremo Tribunal Federal (STF) com o pedido de impeachment contra o ministro, por crime de responsabilidade. A denúncia apresenta dez exemplos de atos incompatíveis com o decoro, a dignidade e a honra do cargo, além de condutas contrárias à impessoalidade, eficiência e transparência. Entre as denúncias estão as ocorrências no Enem e Sisu, com erros na correção das provas e nas notas de corte.

Desde o início do mandato, o ministro tem demonstrado incapacidade de atuação, além de muito cinismo. Sem apresentar projetos de valorização da educação pública, o ministro ataca as instituições federais de ensino, com cortes de verbas de custeio e a tentativa de implementar o programa “Future-se”, o desrespeito à autonomia universitária, ao nomear reitores que não foram eleitos pelas comunidades de suas instituições, além de desqualificar a comunidade acadêmica, com declarações inverídicas sobre a existência de “plantações de maconha” e produção de “drogas sintéticas em laboratórios” nas universidades públicas brasileiras.

O Sintufejuf e a Fasubra reafirmam que as universidades públicas e os institutos federais são centros de excelência de ensino, pesquisa e extensão, ocupando os primeiros lugares nos rankings nacionais e internacionais de produção de ciência e tecnologia. 

Os adesivos podem ser retirados na sede administrativa do sindicato ou na sala do campus da UFJF. Eles também serão distribuídos durante as atividades sindicais.

Notícias mais lidas